sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Previsões para os mundos virtuais em 2008
Por Pedro Burgos*

Essa é a época do ano onde todo mundo ou faz retrospectivas ou previsões. Ficamos com as previsões. Tenho pensado muito em duas coisas para 2008. Vejamos se minha bola de cristal funciona.

O PlayStation 3 vai ressurgir das cinzas. Quem acompanha as notícias sabe que o PS3, feito para ser o melhorzão da nova geração de videogames, vai mal nas vendas. Mas tenho certeza que mais pra segunda metade do ano a Sony vai fazer um novo corte no preço, deixando o PS3 uma opção interessantíssima não para quem quer um videogame, mas sim um tocador de Blu-Ray barato e com outras funcionalidades (toca MP3, navega na internet, etc). Com as locadoras no Brasil começando a disponibilizar Blu-Ray e todo mundo que comprou TV de LCD e plasma no natal com aquela entrada HDMI “ociosa”, o videogame vai parecer mais interessante ainda. Acredito que em 2009 não vai haver mais jogos exclusivos para consoles específicos, então jogos não serão problema. É claro que um GT5, Metal Gear 4 e o GTA não vão mal.

Second Life

O Second Life ganha concorrente. Melhora? Esse blog chama Second Life por um motivo. Eu acreditava que seria interessante estudar o comportamento das pessoas em um universo virtual. O problema é que acredito que a coisa não funcionou de fato, muito em parte por causa de problemas técnicos – o SL é pesado pra caramba, e porque as empresas e gente querendo ganhar dinheiro encheram o metaverso. Mas a idéia de mundos virtuais continua sendo ótima, e em 2008, com o lançamento de um projeto do Google na mesma linha, o Home do Playstation 3, e comunidades 3D de código aberto como o Openlife Grid e o Kaneva, a comunidade de geeks vai tratar de colaborar para inventar um negócio melhor. E talvez eu volte a andar mais pelos metaversos.

*Pedro Burgos é jornalista. Começou a escrever pra Super em 2004, e já fez matéria sobre tudo na revista, de videogames a aquecimento global. Viciado em joguinhos, ele conta o melhor deste universo neste Second Life Blog.
Publicidade:

Nenhum comentário: