quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Second Life aparece entre os 10 termos mais buscados no Google

Um relatório apresentado pelo Google, conhecido como "Zeitgeist 2007", afirma que sete das dez buscas mais freqüentes na Internet feitas este ano estiveram ligadas às redes de relacionamento, como o Second Life, YouTube ou Hi5.

A lista, que divulga os 10 termos mais solicitados no motor de busca Google, inclui o site de relacionamento britânico Badoo, o de fala hispânica Hi5 e o americano Facebook. Também aparecem na lista páginas nas quais se compartilham vídeos, como YouTube e Dailymotion, assim como o site de jogos on line para crianças Club Penguin.

O mundo paralelo virtual do Second Life é a última rede social registrada recentemente pelo Zeitgeist entre as 10 buscas mais comuns. O mundo viu apenas "a ponta do iceberg", no que diz respeito às redes sociais on line, disse Amit Kapur, alto executivo do MySpace. "É um passo natural na evolução da web", que "está-se tornando mais pessoal".

Cifras da indústria mostram que a quantidade de usuários do Facebook duplicou em 2005, até chegar a cerca de 55 milhões, enquanto o líder neste setor, MySpace, cresceu 30%, alcançando 110 milhões de membros. Um a cada quatro residentes nos Estados Unidos usa o MySpace, enquanto que, na Grã-Bretanha, ter uma página na web é tão comum quanto ter um animal de estimação.

"Somos animais muito sociais, o que nos permite levar isso a uma ordem que pertence completamente a uma outra magnitude", disse Jeremy Bailenson, diretor de um laboratório de Interação Virtual Humana, na Universidade de Stanford, na Califórnia. Segundo ele, o grande atrativo dos jogos do mundo virtual é que permite às pessoas "interagir com seu 'eu' ideal, e não com seu verdadeiro 'eu'".

O frenesi das redes sociais também ganhou as esferas financeiras. O grupo Microsoft comprou, recentemente, 1,6% do Facebook, por 240 milhões de dólares. A esse preço, o site - que ainda não dá lucro - vale 15 bilhões de dólares, quase tanto quanto a General Motors.

Origem: AFP.
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