quinta-feira, 24 de abril de 2008

Índices e estatísticas de Março/2008 no SL

Com base nas informações oficiais da Linden Lab, apresentamos um resumo exclusivo com as principais estatísticas, sobre o Second Life.

Total de horas gastas pelos usuários: pouco mais de 30,7 milhões de horas, um crescimento aproximado de 9,5% em relação a Fevereiro/2008;

Aumento da população total: foram abertas
408.499 novas contas, incremento de 3,22%, elevando para 13.080.137 residentes (marca histórica, acima de 13 milhões). Porém em termos percentuais, foi a a pior marca de todos os tempos;

Contas Premium: em Março registrou-se uma queda de quase 1656 contas, de 91.531 em Fevereiro/2008 para 89.975 em Março/2008 (-1,81%).

O Brasil registrou uma queda de avatares ativos de -2,22% (cerca de 575 residentes a menos), finalizando o mês de março com 25.236 avatares ativos,mantendo a 6ª posição mundial (com uma representação de 4,64% da população ativa mundial no SL).

Em nível mundial o mês de março registrou uma alta no total de usuários ativos (quebrando a sequência de queda do mês passado), cerca de 17.375 usuários ativos a mais, o que corresponde a um aumento de 3,29%. O mês de Março/2008 fechou com um total de 544.290 usuários ativos no mundo.

Os TOP 10, representam mais de 80% da atividade no SL. E são os seguintes países:

1º EUA (194.899 usuários ativos) - manteve a posição
2º Alemanha (44.908) - subiu 1 posição
3º Reino Unido (43.859) - caiu 1 posição
4º França (27.130)- subiu 1 posição
5º Japão (27.081) - caiu 1 posição
6º Brasil (25.236) - manteve a posição
7º Itália (23.577) - manteve a posição
8º Canadá (18.279) - subiu 2 posições
9º Espanha (17.868) - caiu 1 posição
10º Holanda (17.202) - caiu 1 posição

• A área total do grid (mapa mundial do SL) cresceu cerca de 5,24% e atingiu a marca de 1.093,42 km2.

• O total de regiões (ilhas) chegou a mais de 16.600.

• O total de L$ em circulação no sistema subiu 4,9%, atingindo a marca total de L$4,8 bilhões (novo recorde histórico, batendo o mês anterior), equivalentes a US$18,4 milhões ativos no sistema financeiro do metaverso.

• Houve um aumento no volume total de negociações em L$ no mercado oficial (LindEx-Linden Exchange), de US$8,4 milhões para US$9,1 milhões (um crescimento de 8,33%).

• A Linden Lab faturou US$ 884.000 no mês de março/2008, apenas com a venda direta de L$ (Linden Dollares), fora do mercado LindEx.


Análise:
Realmente o Second Life é um sistema interessante. Se comparado com um país do mundo real, estaria dentre aqueles que mais crescem. Mantém sua projeção de crescimento de 40% somente para este ano. Isso desconsiderando os usuários de um único acesso, aqueles que abrem contas e nunca mais se conectam.

Trata-se de um crescimento real, superior a muitos países e em termos de faturamento em USD$ é algo assustador. Pois o retorno destes 40% em apenas um ano é líquido e imediato.

O crescimento nos índices da economia virtual demonstram cada vez mais solidêz perante os usuários. Que confere ao sistema um status de banco, pois, matém ativos dentro do metaverso mais de USD$18 milhões! Este dinheiro movimenta uma economia forte equivalente a um PIB de USD$215 milhões/ano, com projeção de crescimento de 40% ao ano! Métricas de um país em desenvolvimento com muito potencial para captação de recursos. Um cenário excelente para quem sabe investir no mercado interno do próprio Second Life (comércio, terrenos e projetos de intermediação de negócios, são os ramos indicados para investimento).

As mudanças no board da Linden Lab, foram confirmadas, contratando Mark Kingdon, um executivo de carreira na área de tecnologia e negócios, com passagem pela agência de mídia digital Organic e participante de um mega fundo de investimentos criado por seu pai. Um nome de peso, para conduzir mudanças internas críticas na empresa.

Inicialmente, pelo perfil do novo C.E.O. da Linden Lab, aposta-se numa gestão coorporativa forte, afastando a possibilidade de um I.P.O. (venda de ações).

No Brasil notamos estabilidade. Ficamos estagnados em cerca de 25 mil usuários ativos, o que demonstra falta de investimentos na divulgação do sistema (ainda por uma certa morosidade nas ações estrategicas da Kaizen Games). Mas aparenta uma melhora, no que diz respeito a retenção de novos usuários.

Aliás, o problema de retenção de novos usuários é crítico no Second Life como um todo. Se não fosse pelo crescimento constante de usuários norte-americanos, o sistema teria uma considerável queda neste mês.

As constantes instabilidades não foram suficientes para derrubar o volume de horas utilizadas, que cresceu cerca de 10%. E cresceria ainda mais, se não ocorressem tantos problemas nos servidores da Linden Lab no mês que encerrou-se. Especula-se que por conta da instalação do novo sistema gravitacional Havok 4.

Em termos gerais, a perspectiva é boa em nível mundial; porém no Brasil aguardamos novidades, ainda mais no que diz respeito ao conteúdo.

Organização e comentários:
*Jean Liberato (consultor em web, especialista em redes sociais).
SL Guru – Consultoria Full Service em estratégias e negócios no Second Life
(11) 8400.9116/(11) 4129.2072


Origem: mundolinden.com
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