sexta-feira, 25 de abril de 2008

Nova técnica em servidores permite rodar o SL em celulares

A israelense Vollee trabalha há algum tempo em uma das soluções mais curiosas para viabilizar o Second Life em um telefone celular. Usando uma tecnologia de "streaming", ela desenvolveu uma versão do programa do SL com apenas 100 Kb para rodar em aparelhos 3G e esta deverá entrar em fase de testes em maio. Para os curiosos ou para aqueles que duvidam da viabilidade técnica desta iniciativa, a companhia divulgou um vídeo da proeza.



O vídeo mostra que o metaverso será reproduzido com alguma lentidão das animações, algo que é bastante comum na maioria dos computadores mas é notável quando se considera os desafios que a tecnologia contornou. Explicando: o programa (o client do SL) rodará em um servidor da Vollee e este transmitirá tudo para o telefone 3G do usuário, como um vídeo, porém ainda permitindo receber comandos de volta. Para tanto, o usuário precisará do telefone com a tecnologia de banda larga 3G e um plano da operadora que permita download de grandes volumes de dados, uma vez que o SL roda como um filme na telinha do celular.

Por enquanto a Vollee oferecerá o programa como um teste gratuito e não informa se cobrará para o uso posteriormente. Os usuários poderão usar suas mesmas contas existentes para fazer o login e aproveitar a exploração pelo celular.

Para participar da fase de testes, os interessados que têm um celular 3G podem solicitar seu acesso no site da Vollee.

Origem: Second Life Informa (iG)

Publicidade:

Nenhum comentário: