sexta-feira, 2 de maio de 2008

Linden lança nova ferramenta para mapear lugares populares

Por muitas vezes o usuário do Second Life fica com vontade de visitar um lugar diferente e repleto de outras pessoas para ver e ser visto. O problema é que dentro do programa, a opção "lugares populares" só indica os lugares com mais visitação, ou seja: espaços repletos de "camping chairs", com avatares remotos para fazer dinheiro fácil, shoppings e salas de orgias.

A Linden resolveu acabar com isso, e para valorizar lugares interessantes de verdade, lança a partir das próximas semanas uma nova ferramenta chamada Showcase.

A idéia e oferecer aos usuários uma lista de lugares indicados pelos próprios habitantes do metaverso e aprovados pela Linden. Em 2004, a empresa havia tentado uma tática semelhante aproveitando as dicas dos usuários, mas houve reclamações de "favoritismo" por parte da Linden. Para Jeska Linden, chefe de Desenvolvimento de Produtos, "pode parecer que estamos andando para trás, mas não é bem isso".

O conceito de medir a popularidade por freqüência criou uma cultura de "dinheiro grátis" que incomodava os usuários sérios e estava longe do ideal do Second Life. Agora, a ferramenta divide os lugares para se visitar em categorias como músicas, arte, compras e eventos. Sendo assim, a informação é muito mais valorizada do que o "tráfego" de avatares, que pode crescer artificialmente com o excesso de "acampamentos de dinheiro" e pouca qualidade de desenvolvimento criativo.

A ferramenta Showcase estará disponível na versão "beta" dentro de duas ou três semanas para quem possui o client "release candidate", e dentro de seis semanas estará funcionando plenamente em todas as versões do Second Life. A notícia surtiu um efeito positivo entre os usuários do mundo virtual que vêem nesta nova medida uma maneira coerente de acabar com os avatares "remotos" e estimular a exploração do metaverso.

Origem: Second Life Informa (iG)
Publicidade:

Nenhum comentário: