sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Machinimas: Estréia de Teagah Beck no MundoLinden.com

Olá leitores, sou um residente cineasta que estuda e pesquisa a arte da machinima. A partir de hoje voltarei aqui para escrever sobre essa arte. Espero que os apreciadores participem e que nossas dúvidas sejam esclarecidas de forma satisfatória, ok? Então vamos lá.

Escrito por: Teagah Beck

Machinima, termo criado a partir das palavras da língua inglesa machine (máquina) e animation (animação), é tanto uma coleção de técnicas de produção associadas quanto um gênero fílmico. Como uma técnica de produção, o termo diz respeito à computação gráfica produzida através de máquinas domésticas, em oposição à produção através das complexas máquinas programas 3D dos profissionais. Jogos em primeira pessoa costumam ser utilizados. Usualmente, machinimas são produzidos usando ferramentas e recursos disponíveis em um jogo.

História - O primeiro machinima foi feito com o jogo Quake. Lançado em 1996 pelo clã The Rangers, Diary of a Camper foi o primeiro machinima. Um filme mudo curto, durando menos de dois minutos. Na época o termo machinima ainda não existia, e tais filmes eram chamados apenas de "filmes do Quake".

Veja aqui:


Se o vídeo não funcionar, clique aqui.

Machinima Anachronox - Os produtores de Anachronox combinaram várias cenas do jogo em um Machinima com duas horas e meia de duração. Anachronox: The Movie é considerado o melhor machinima já feito, tendo recebido vários prêmios no Machinima Film Festival de 2002.

Parte 1 do filme:


Se o vídeo não funcionar, clique aqui.

Machinimas sociais - Há machinimas que se destacam, como The French Democracy, de Koulamata. Nesse machinima se conta uma história relacionada aos distúrbios que ocorreram nos subúrbios franceses no final de 2005.

Se o vídeo não funcionar, clique aqui.


Há também jogos cuja finalidade é a criação de machinimas, como The Movies, da Activision. http://movies.lionhead.com/index.html .

Semana que vem tem mais, muito mais. Abraços. = ]

Fontes: Wikipedia; machinima.com; Activision

Origem: Mundolinden.com

Publicidade:

11 comentários:

luidi disse...

Legal Teagah eu naum conhecia esse segmento!,vou começar a observar,gostei mesmo!
Boa sorte nessa sua empreitada aqui,fica na paz abs!

Rehula disse...

oi mano XD

me lembro desse primeiro video do quake, qdo eu era viciada e tinha uma cla tb.... a matéria tá excelente! o.o to esperando a proxima sair !

bjossss
Rehula

luidi disse...

Legal Teagah eu naum conhecia esse segmento!,vou começar a observar,gostei mesmo!
Boa sorte nessa sua empreitada aqui,fica na paz abs!

Unknown disse...

excelente dica. muito nos interessa o assunto pois estando no meio acadêmico vemos aí uma saída pra alguns artistas e videomakers, além de alguns cineastas. todos serem beneficiados pela tecnologia. q está aí mesmo pra nos auxiliar em nossa vida profissional.

parabéns Teagah Beck, parabéns ao pessoal do blog Mundo Linden. abraços e seguimos aguardando as novas. até +

Carlakill - SL - RPG disse...

Eu vi em uma enquete vc falando em machinimas mas nem tive ideia do que era, agora ta explicado^^
Mas e ai tio, vai sair filminho do sl?

Bjinhos


Carlakill Kurosawa

αgηєѕ ωιηχ disse...

Oi mano =]

Excelente matéria! Adorei... os vídeos show de bola... legal vc aqui mostrando um pouquinho desse segmento pra nós, escolheram o cara certo pra isso, vc mandou muito bem!!! Estamos aguardando a próxima. Parabéns manito! Bjos
Agnes

VanessaVan Heberle disse...

Ah, muito legal.
Também faço uns filminhos caseiros (muito toscos - hihihi) no Second Life.
Mas também estou trabalhando num projeto maior... mas como leva tempo para achar o cenário correto, criar os efeitos, ter verba para pagar os coadjuvantes (^^) vai levar muito tempo para ficar pronto ;)

Terena Carter disse...

Parabéns Th, adorei o tópico ... não conhecia sobre e fiquei mto interessada!
Quero mais! Esperando o próximo post!

Bjos querido

Unknown disse...

Sensacional. excelentes dicas, ficarei ligada pois muito me interessa o assunto. Não existem muitas machinimas de ficção no Brasil, ao menos não as vejo. e, finalmente, encontrei aqui essa coluna.

parabéns ao pessoal do blog. vlw teagah. abs = ]

Unknown disse...

[red][b] Uia... :O!!!

Mas tah aí um cara que só tem a nos acrescentar na família!!! Conhecimento total do assunto e fácil explicação pra quem tah de fora!!!

TH, suspeita a parte aqui!!! Você eh fera Tio!!!

Bjossss

Paty & Ballinger disse...

Muito Teagah!
eu também não sabia muito bem o que era não, e agora vou acompanhar pra ficar "antenada".
Como sempre, perfeito!