quarta-feira, 11 de março de 2009

Como falar sobre Second Life com as outras pessoas?

A pertinente pergunta foi lançada por Wagner James no seu blog, depois de ler o que escreveu Joe Essid aka Ignatius Onomatopoeia: 'Conselhos para Educadores que usam SL ao falar com os seus colegas que não usam SL'!

Esta é seguramente uma questão em que todos os professores que utilizam Second Life já se depararam, ao constatar como, inconscientemente, o seu discurso por vezes se torna hermético e incompreensível para o interlocutor que não domina a linguagem.

Os quatro conselhos de Essid, considerados como essenciais para que a comunicação se processe:

"Evite usar o termo 'residente' com os seus colegas!
Eu gosto dessa expressão quando falo ou escrevo com quem já conhece o SL, porque ela explica bem a experiência da imersão e a sensação de que o metaverso é um lugar. Mas 'residente' pode ter uma conotação com algum tipo de doença mental, para quem não é habituado ao termo.

Evite gírias e modismos quando está online!
'Rez' e 'prim' e 'lag' dificilmente serão expliacados aos novatos. Mas as ideias que temos sobre o que é este mundo virtual podem ser ainda mais nocivas quando mal utilizadas. Uma vez com os meus alunos, depois de uma visita, dirigi-me aos anfitriões e escrevi para eles que "os meus alunos que estiveram neste evento não voltarão a ver SL como um jogo". Todos os avatares perto de mim - antigos residentes de SL - leram a palavra "jogo" e atacaram-me verbalmente. Fiquei deveras furioso, talvez a ocasião em que fiquei mais zangado em SL.

Evite tanto o sensacionalismo quanto a negação!
Os conteúdos indesejáveis ou desagradáveis, bem como os problemas técnicos existem ao mesmo tempo que as experiências educativas. Toda a Internet vive nessa dialética. Eu explico isso aos meus colegas e admito que o SL é ainda uma tecnologia recente.

Evite o mito da inevitabilidade!
Gostei muito de ouvir da boca do nosso anfitrião na última mesa-redonda, um bibliotecário notável que trabalha in-world, que não devemos andar por aí assumindo que SL e outros mundos serão bem sucedidos rápida e facilmente. Por sua utilização nos ser intuitiva, não devemos concluir que também o é para os outros..."

As curiosas palavras de Joe Essid trazem-me à memória um livro que li há alguns anos atrás, sobre a vida de Steve Jobs, e em que o visionário de Silicon Valley brilhantemente defendia a Apple, "evagelizando" os utilizadores de MS-DOS e, mais tarde, de MS Windows.

No entanto, tudo o que para Jobs era evidente (e como era - e ainda é - como é bom ouvi-lo no lançamento de um novo gadget, como I-Phone) nem sempre era claro para os ouvintes! Não por não concordarem com as suas ideias, mas simplesmente porque, muitas das vezes, nem sequer entendiam o que Jobs dizia... (lembram-se de um super-projeto de nome Next? Talvez por isso os projetos de Jobs sempre foram fracassos comerciais).

Ou seja, é gratificante ouvir alguém falar apaixonadamente daquilo que gosta, é fantástico falar com emoção daquilo que se preza, mas, sem algum cuidado, a emoção e a paixão atrapalham muito.

Moderação, modéstia e clareza são bons conselhos deixados por Joe Essid aos utilizadores e defensores de Second Life!

Origem: Discursos D'Outro Mundo
("Blogue" do Professor Paulo Frias, Universidade do Porto)

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sábado, 7 de março de 2009

Novo jogo on-line, Taikodom, é totalmente feito no Brasil!

Apresentamos para vocês os bastidores do Taikodom, uma produção brasileira de um vídeo game massivo (MMORPG, jogos massivos de RPG online). O universo Taikodom, passa-se num futuro um pouco distante, no século XXIII, quando alguns humanos são proibidos de permanecer no planeta Terra e instalam-se em colônias espaciais autônomas.

É possível desenvolver muita interação, tanto no modo de combate, quanto no modo de mineração. Trata-se de um projeto 100% desenvolvido no Brasil, por profissionais brasileiros, com investimento de fundos de risco e da gigante IBM. A empresa responsável pelo jogo chama-se Hoplon e está sediada em Florianópolis/SC, fundada por 4 formandos da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente mais de 50 profissionais brazucas trabalham no projeto.

Parabenizamos os profissionais brasileiros, que levam a sério a cultura digital, dando ênfase para a criação de sistemas de entretenimento, com grande qualidade e principalmente, feito em nosso país, gerando empregos aqui e evitando que esses profissionais viajem para o exterior em busca de trabalho, como acontece regularmente.

Visite o site oficial: Taikodom.com

Conheça a Hoplon: Hoplon.com.br

Leia a matéria da Veja sobre o Taikodom e mercado de Games no Brasil: AQUI

Assista agora, duas entrevistas, que explicam um pouco mais sobre o projeto:


Caso o vídeo não funcione clique aqui.



Caso o vídeo não funcione clique aqui.


Origem: http://www.mundolinden.com/

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sexta-feira, 6 de março de 2009

Mundo virtual PS Network (Sony/PlayStation) regista 20 milhões de contas

A Sony anunciou que a PlayStation (PS) Network soma mais de 20 milhões de registos em 55 países de todo o mundo, juntando as contas da PlayStation 3 (PS3) e da PlayStation Portable (PSP).

A título de comparação, a XBox 360 tem 17 milhões de contas Live, sendo que 56% são pagantes. Na PS3 e PSP, os serviços online são gratuitos.

A Sony afirmou ainda que quatro milhões de utilizadores já entraram no mundo virtual PlayStation Home e 2,6 milhões utilizaram o serviço Life With PlayStation, que traz previsões de tempo e notícias de várias regiões do mundo. A PlayStation Store, por sua vez, possui mais de 14.500 unidades em conteúdo digital para download e mais de 380 milhões de downloads já foram feitos, gerando 180 milhões de dólares (mais de 143 milhões de euros).

São serviços variados, de conteúdo para jogos, serviços, notícias e outros produtos de interesse geral que atende seus clientes de forma personalizada.

A Microsoft afirma que já arrecadou mais de um milhão de dólares (pouco mais de 797 mil euros), com produtos e serviços da XBox Live.

Atualmente o serviço encontra-se disponível apenas nos EUA, Europa, Japão e Oceania. Visite o link para os EUA aqui.

Origem: http://www.mundolinden.com/

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quinta-feira, 5 de março de 2009

Linden Lab esconde dados econômicos

Desde o final de dezembro do ano passado, a Linden Lab ocultou de todos os links que davam acesso às estatísticas econômicas e demográficas de seu mundo virtual.

Especialistas em Second Life, apontam como principal motivo a necessidade da Linden Lab esconder a perda de território em seu mundo simulado. Após a mudança na política de preços para as antigas regiões Openspace (atualmente Homeastead, aquelas com 3750 prims em 65 mil m2); foi o principal fator que afetou em cheio a Linden Lab.

Estima-se que a perda de território no mapa mundial simulado foi de 20%, o que reflete na propriedade de terceiros sobre terrenos privados. Isso implacaria uma redução de faturamento de aproximadamente 10% para a Linden Lab, tendo em vista que estas ilhas eram de menor custo.

O impacto na falta de informações importante é enorme, pois, pessoas que acompanhavam dados estatísticos do mundo virtual, tiveram a sua principal fonte de informação retirada do site oficial do Second Life.

Eu mesmo aqui no blog MundoLinden, publicava regularmente, todos os meses, análises com base nessas informações. Porém, tornou-se impossível analisar os dados financeiros e demográficos do SL, após a mudança repentina na política da empresa.

Com a chegada de M Linden, o novo C.E.O. (Mark Kingdom), a transparência foi sumindo aos poucos. Inicialmente foi adotada uma política de repressão interna, desmotivando muitos funcionários (os chamados Lindens), inclusive causando a saída de pessoas importantes na concepção do projeto Second Life desde o início (como Cory Ondrejka, ex-VP de tecnologia e criador da linguagem LSL, base do sistema).

Veja abaixo, dados que foram ocultados pela Linden Lab, em relação ao Second Life. Esses dados eram públicos a mais de 4 anos:

Página da área de estatísticas



Dados sobre total de terrenos em uso

Dados financeiros em L$, de provisões e custos internos no SL

Total de transações entre residentes ao mês


Total de residentes que fizeram transações no mês

Total de pessoas que tiveram lucro em L$ no mês e o volume desse lucro

Origem: http://www.mundolinden.com/

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quarta-feira, 4 de março de 2009

Economia Virtual: Investindo nas bolsas de valores do SL!

Chegou o dia tão esperado! Ao ler esse artigo você já terá informações o suficiente para começar a investir na bolsa de valores do SL. Vou mostrar o passo a passo indo direto até uma compra de ações da OIG. Se você pretende investir no SL, siga esses passos nem que seja com uma pequena quantidade para começar a aprender a investir:

1- Abrindo a conta

Para abrir uma conta na Ancapex, basta ir até o local onde tenha um ATM (caixa eletrônico), clicar com o botão direito e colocar “Pagar”. Pode ser em http://slurl.com/secondlife/Venture%20Square/173/128/33 ou em outra localidade na ACE) Coloque a quantia que desejar (a partir de L$ 1). Para um trabalho legal, recomendo investir cerca de L$ 10.000 pelo menos.

2- Após pagar, você receberá uma senha. Caso não veja a senha, clique em seu histórico de mensagens. Se ainda assim não tiver, clique com o botão esquerdo do Mouse sobre a ATM, pegue o notecard para mais informações (se for preciso) e digite na janela do chat o que está entre aspas, sem as aspas: “/10 password”.

Uma nova senha será emitida e aparecerá no chat só para você.

3- Acesse o site www.ace-exchange.com

Vamos conhecer cada função...


Abaixo da barra superior, no menu da direita, temos um campo com área para o Login. Ali, você deverá colocar seu nome (First Name), sobrenome (Last Name) e a senha emitida na atm.

4- Comprando ações da OIG:

a- Após ter efetuado o login, clique em Trade no menu superior. Em seguida, desça a barra de rolagem e clique sobre a empresa OIG. Caso não encontre, use o link direto a ela: OIG

5- Você tem duas formas para comprar. Uma delas é imediatamente, pagando o valor das ordens de venda aberta. Para isso, basta ir na ferramenta “Market Order”, escolher Buy (compra) e em “Quantity”, digitar a quantidade que deseja comprar. (hoje tem várias ordens de venda abertas entre 0,32 e 0,50, valor que você deverá estar pagando ao efetuar uma compra imediata). Com L$ 10 mil por ex, dá para se comprar no momento que estou escrevendo esse artigo, cerca de 30 mil ações.

Outra forma de comprar é através da ferramenta “Limit Order”. Você selecionará Buy (compra), a quantidade (Quantity) desejada e o valor (Limit price) que quer pagar. Para valores em fração, usa-se ponto e não vírgula. Ex: Para 0,31 lindens, usa-se 0.31.

Após isso, clique em Estimate Limit e confirme.

A principal diferença é que no Market Order você compra das ordens abertas de venda, e no Limit Order, você abre sua ordem de compra e espera para que alguém venda pelo preço que colocou, mas não tem a compra garantida.

Se tiver qualquer dúvida, deixe um comentário nesse artigo.

Abraços.

Bencly Sewell
CEO da O.I.G.

Origem: http://www.mundolinden.com/

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terça-feira, 3 de março de 2009

Cine Mundo Linden: Fernando Pessoa, direção Hugo Almeida

Hoje temos no blog, cultura da melhor qualidade. Fernando Pessoa revive, no Second Life.Trata-se da nova produção/machinima do premiado diretor Hugo Almeida (in SL: Halden Beaumont), que traz para nós os encantos e as belezas das poesias de Pessoa, um ícone da Língua Portuguesa, narradas profissionalmente.

Destacam-se nesse filme o ambiente, a trilha sonora, as locações e a direção. Hugo Almeida começa o ano, já favorito ao título de melhor filme Machinima de 2009, repetindo seu feito de 2008, quando venceu o concurso da Rezzable, com seu filme Beyond Magic.

Assista agora esse filme fabuloso e veja como o Second Life pode ser uma grande ferramenta de suporte, para a propagação da Cultura:


Caso o vídeo não funcione clique aqui.

Origem: http://www.mundolinden.com/

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segunda-feira, 2 de março de 2009

Fim do mito! Não existe proibição para comprar e vender L$ no Second Life

Amigos, resolvi investigar oficialmente as denúncias contra, bloqueio de avatares que fazem compra e venda de moeda virtual no Second Life (L$ - Linden Dólares). Para a felicidade de muitos, avatares, comerciantes, cambistas, banqueiros e etc, a Linden Lab afirmou categoricamente que não é proibido comercializar livremente os L$.


No dia 24/02/2009, abri um ticket (sou usuário premium internacional); onde perguntei:


Summary: Economy Information
If issue is about an Alt account, what account?:
Ticket Type: Billing and L$
Basic or Guest Access - only a few ticket types allowed:
Basic Account issues:
Contact Email address:
Technical issue:
Inworld Issue:
Viewer/web:
What Type of Connection do you Have?:
Operating System:
Web Browser:
What Graphics Card do you have?:
Are there multiple monitors?:
Crash/Error:
Error Message:
Listing issue:
Group issue:
Region Request:
Land issue:
Group name:
Location (region, coordinates):
Accounts issue:
Partner name:
Billing type: RiskAPI question
Linden$ Payment:
LL Payment type:
Resident payment issue:
Billing issue:
Charge type:
Credit issue:
Payment type:
Paypal email address:
Real name (on payment account):
Credit Card type:
Transaction Amount:
Transaction Date:
Transaction Time (PST):
Region Change:
Transfer type:
Other person's name:
LandStore Beta agreement:
Region Name:
New name for Region:
Owner of island it will be adjacent to (if any):
Order Date (approx):
Avatar Name:
Registration Date:
VAT questions:
Disabled Issues:
Auction ID:
Class 4 Region Name:
Class 5 Region Name:
I want to be a DPW builder:
Core Skill:
Name of Guest:
Type of issue:
Billing Problem:
L$ and LindeX issue:
Inworld Problem:
Software Problem:
Feedback:
This region is:
The region Class is:
Transaction Type:
Buying Price (will be debited from your account by Linden Lab):
Selling Price (which will be credited to your account, less the transfer fee):
Region Rental Type:
How many regions?:
Region Rental Starting Date:
Region Rental Ending Date:
Terraform:
Wire Transfer Acceptance fee:
Amount you wish to credit your account (in US$):
Your real name, as listed on your bank account:
Earmark funds for::
Please include a description of any moves, renames or changes.
We will waive the fees, provided you make the request below.
Complaint Area:
Complaint Type:
Linden Name:
Mentor Name:
Mole Name:
Preferred Language: Portuguese
Details: Gostaria de saber se é proibido comercializar L$ entre avatares.

Um avatar pode efetuar compra e venda diretas de L$ para outro? Existe limites para transferências entre avatares, com troca de dinheiro real externa?

Existe alguma API para ser usada nessa situação, criando uma automação oficial na compra e venda de L$ entre avatares em um site privado? Se existir qual a forma para adquirir este recurso?

Um avatar Premium Account pode criar uma casa de câmbio particular e comprar e vender L$ oficialmente dentro do grid e na Internet (um escritório no grid + um web site particular)?

Como deve ser o processo de oficialização deste procedimento?

Hoje recebi a resposta oficial da Linden Lab:

Action Date Actions Contact Name Comment
2/3/2009 9:14 AM PDT Sent Information CSRLeslie Ontyne Olá Liberato,

Obrigado por nos contatar.

Estivemos verificando seu ticket, e á respeito sobre compra e venda de lindens no SL, pode ser feito sem problemas, e sem limites. Pode tambem abrir um website com o seu próprio escritório. Para as demais informações, estarei enca
minhando seu ticket para um outro departamento para ser verificado.

Desde já agradecemos pela paciência.

Leslie,

Linden Lab Suporte.


Portanto está claro, que usuários oficiais da Linden Lab (vejam bem, da Linden Lab, não da Kaizen Games), os conhecidos "Premium Account" podem realizar transações livremente, sem perseguição nenhuma, sem proibições, bastando para isso ser sério o suficiente para realizar tal procedimento.

Com essa resposta, acabamos com a onda de boatos, onde falava-se que a Linden Lab em conjunto com a Kaizen Games estariam "caçando" vendedores de L$ pelo grid. Na verdade pode até mesmo ocorrer uma busca, informal da parte deles, contra usuários não Premium, porque, quem não paga o sistema, não tem os mesmos direitos que os usuários pagos, basta ler o T.O.S. (Termos do Serviço), que são as regras do jogo.

A Kaizen Games não detém a exclusividade no Brasil para nada (nem para a venda de L$, nem para a venda de Terrenos ou Ilhas/Regiões) é apenas mais um parceiro/fornecedor de recursos, como muitos outros brasileiros com menor inserção na mídia.

A Kaizen Games não tem o poder de cancelar ou bloquear contas internacionais. Portanto, quem deseja movimentar grandes somas de L$ em suas contas, deve primeiramente registrar seu avatar como Premium Account direto no site internacional, o oficial da Linden Lab (www.secondlife.com) use o nome de a senha de seu avatar para acessar o painel. Basta cadastrar uma conta de cartão de crédito internacional ou uma conta Pay Pal. Em seguida defina qualserá a forma de associação, no link Membership.


Escolha entre 3 opções de pagamento (mensal, trimestral e anual), a opção anual é mais cara, porém oferece um desconto muito interessante, reduzindo de US$9.90 ao mês (opção mensal) para apenas US$6.00 ao mês (indico a escolha da opção anual de pagamento).

Não aconselho operar como negociador de L$ se estiver usando um avatar "Premium" da Kaizen, ou ainda, avatar Basic Account; pois estes não são considerados contas premium de verdade, não estão cadastrados no banco de dados oficial da Linden Lab como conta premium, são enquadrados como Basic Account (free, sem custos).

Avatares que movimentam grandes quantias e não são Premium Account, devem tomar mais cuidado, pois, poderão sim ser bloqueados, por medida de segurança da Linden Lab, que continua investigando uso indevido de cartões de crédito. O procedimento para desbloqueio, consiste numa ligação internacional para a empresa e geralmente eles exigem que seja paga pelo menos uma mensalidade como Premium, para associar essa conta a uma pessoa real.

Finalizando, é totalmente legítimo e permitido pela Linden Lab que casas ou escritórios de câmbio (exchange) atuem de forma privada alimentando o mercado paralelo de moeda virtual (não aconselho o uso do termo banco), fora do sistema oficial de transações (conhecido como Mercado LindEx - Linden Exchange), mantido dentro do site oficial do SL, acessível nesse link.

Espero ter ajudado a todos com essa investigação. Podemos ficar mais tranquilos agora ao vender ou comprar nossos L$ livremente, sem precisarmos utilizar sistemas oficiais. Podemos comprar e vender em nossos próprios sites, no Mercado Livre, no E-Bay, por telefone celular (na Europa principalmente, esse serviço é muito conhecido), por Pay Pal, Netteler, etc.

Grande abraço!

Jean Liberato
Editor / MundoLinden.com


Origem: http://www.mundolinden.com/
Imagens by: VintFalken e Ubuntista

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sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Cine Mundo Linden: Vola Vola, de Bernardo Carboni

Trago para vocês, nesta sexta-feira, o trailler do novo filme machinima do premiado diretor Bernardo Carboni (vencedor do prêmio de Melhor Diretor, com o filme Shooting Silvio, no Festival de Cinema Gallio - organizado pela 20th Century Fox).

Visite o site do filme: www.volavo.la e assista ao trailler aqui:


Caso o vídeo não funcione clique aqui.

Origem: http://www.mundolinden.com/

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quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Economia Virtual: Bolsas de Valores virtuais

Olá amigos, estou de volta para mais uma matéria. A partir de hoje, começarei a falar das bolsas de valores no SL (Second Life). Para você que ainda não sabe o que é uma bolsa de valores, acesse algumas informações iniciais na Wikipedia.

Investir em ações no SL pode ser um bom exercício para aprender como funciona o mercado de ações na vida real, é uma simulação muito interessante, baseada em princípios sérios da Economia.

No Second Life, existem 5 bolsas de valores ativas: a ACE, a SLCapex, a Vstex, a ISE e a SLSE. A bolsa que atingiu o maior pico de empresas cadastradas, de volume de transações e que está inativa no momento é a WSE com cerca de 60 empresas listadas.

Uma grande novidade e talvez a maior em termos de bolsas de valores para o Second Life é a criação da E-Capex, um projeto que patrocinamos e premiará o mercado brasileiro com a primeira bolsa em língua portuguesa (veja prospecto aqui).

Assim como na vida real (RL), o mercado SL passa por momentos bons e ruins. Duas crises marcaram a economia do SL e afetaram suas bolsas de valores: a primeira ocorreu quando foram proibidos os jogos de azar e os cassinos dentro do SL; a segunda, quando proibiram sistemas de investimentos com rendimento bancário fixo (como um plano de poupança ou uma aplicação financeira com renda fixa). Em contrapartida, esses problemas possibilitaram o ganho de muitas pessoas que souberam investir, aproveitando os momentos de baixa na bolsas de valores ativas.

Os ganhos investindo-se em ações dentro da economia simulada do SL podem ser surpreendentes. Basicamente, pode-se lucrar das seguintes formas: com a valorização das ações, através da compra e venda de ações ou ainda com o recebimento de dividendos.

O caso de maior sucesso dentre as empresas atuais é a BDVR, especializada na administração de condomínios residenciais formados por grandes conjuntos de SkyBoxes (casas no espaço) e está listada na bolsa ACE.

Em cerca de 14 meses de atividades, só em dividendos, a BDVR pagou aproximadamente 140% do investimento de seus acionistas; a valorização das suas ações atinge a marca impressionante de 350% e para concluir, suas ações tem boa liquidez. Seria atualmente uma "blue ship" dentre as melhores opções de investimentos virtuais.

Na ACE, também destaca-se a OIG (empresa de origem brasileira, da qual sou CEO), especializada em investimentos, seria uma versão virtual das holdings empresariais, que investe desde a aquisição e venda de terrenos (Real Estate), aluguel de terrenos e também administra uma boa carteira de ações; aparece logo atrás da BDVR, sendo a segunda empresa que mais pagou dividendos até o momento.

No próximo artigo explicaremos, passo a passo, como abrir uma conta e investir na bolsa de valores ACE.

Um abraço e até a próxima!

Bencly Sewell
CEO da O.I.G.

Origem: http://www.mundolinden.com/

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segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

MUNDOLINDEN.COM - 2 ANOS!!!

Olá amigos! Apesar do feriado de Carnaval aqui no Brasil, não poderia deixar de postar no dia de hoje! É nosso aniversário! O blog MundoLinden.com completa hoje 2 anos de atividades acompanhando o universo que está em torno do Second Life e dos mundos virtuais.

Nosso blog passou por várias fases, desde sua criação. No início era uma atividade quase lúdica da avatar Débora Perenti, uma estudante de jornalismo que mora na Bahia. Débora chamou a atenção da Webtiva, uma agência de criação de conteúdo para a Internet, também na Bahia e, ainda no seu primeiro ano, passou a ser administrado pela empresa.

Em 2008, logo no início do ano, a Consultoria SL Guru e a Studiografics (empresa paulista de conteúdo para o Second Life), fizeram uma parceria e adquiriram o MundoLinden.com da Webtiva, com a missão de manter seu conteúdo e sua linha editorial. Desde então Jean Liberato (in world: Liberato Lindman) assumiu a função de editor do blog.

Somos um dos blogs mais antigos do mundo a manter atividade regular, quase diária, cobrindo assuntos importantes acerca do Second Life, estamos listados como um dos 10 maiores e mais importantes blogs do mundo sobre Second Life. Desde nosso início produzimos números impressionantes, como segue:

- 144.252 visitantes únicos leram nossas postagens nesses dois anos!

- 455.381 page views foram feitos por nossos leitores;

- 197 visitantes únicos por dia em nosso site (em média);

- 130 assinantes de feeds RSS, que recebem nosso conteúdo diariamente;

- 1.967 postagens publicadas (uma média de 2,7 postagens ao dia);

- 596 comentários de leitores, foram feitos sobre nossas postagens;

- visitantes originários de 92 países chegaram até nosso blog, apesar de 85% da audiência ser formada por leitores do Brasil (75%) e de Portugal (10%)(listamos dos maiores para os menores em número de visitantes únicos: Brasil, Portugal, EUA, Japão, Reino Unido, Alemanha, Suécia, Espanha, Argentina, França, Itália, Macau, Canadá, Holanda, México, Suiça, Austrália, Colômbia, Bélgica, Turquia, Peru, Chile, Polônia, Romênia, Noruega, Austria, Venezuela, China, Dinamarca, República Checa, Coréia do Sul, Bulgária, Grécia, Filipinas, Finlandia, Angola, Uruguay, Arábia Saudita, Russia, Moçambique, Singapura, Índia, Slovenia, Islandia, Irlanda, Tailandia, Egito, Indonésia, Hungria, Malasia, Equador, Slovaquia, Luxemburgo, Nova Zelandia, Paraguai, Africa do Sul, Bolívia, Panamá, Qatar, Sérvia, Irã, Vietnam, Emirados Árabes Unidos, Lituania, Croácia, Cabo Verde, Hong Kong, Ucrânia, Porto Rico, República Dominicana, Israel, Bahamas, Taiwan, Chipre, Guatemala, Jordânia, Nicaragua, Burkina Faso, Guam, Jamaica, Quênia, Nigéria, Barein, Gana, Guadalupe, Argélia, Fiji, El Salvador e Andorra);

- estamos rankeados na posição 10.720, dentre mais de 180.000 blogs brasileiros monitorados pelo portal BlogBlogs (de todos os segmentos);

- estamos rankeados na excelente posição 1.682.934, dentre todos os sites da Internet, monitorados pelo sistema Alexa.com, do grupo Yahoo (dentre todos os sites do mundo, estamos posicionados entre os 1.700.000 mais visitados e linkados);

- estamos rankeados na posição 62.506, dentre todos os sites brasileiros na Internet, monitorados pelo sistema Alexa.com, do grupo Yahoo;

- estamos rankeados na ótima posição 480.713, dentre todos os blogs da Internet, monitorados pelo site Technorati.com, que faz o ranking de mais de 10 milhões de blogs de todo o mundo;

- geramos mais de 175 referências em sites e blogs pela Internet, com os termos "MundoLinden.com" ou "mundolinden.blogspot.com" (de acordo com o Technorati);

- geramos mais de 10.000 verbetes no sistema de pesquisa do Google.com;

- realizamos 25 pesquisas de opinião, respondidas por 1207 pessoas;

- publicamos 121 Tutoriais sobre o SL;

- publicamos 109 postagens em Primeira Mão;

- publicamos 336 postagens Exclusivas;

- publicamos 1.888 Notícias;

- mais de 30 parceiros publicaram artigos;

- mais de 20 empresas anunciaram em nosso blog;

- 177 press releases foram publicados.

Como podem ver, o trabalho é realmente grande e até eu me impressiono com os números acima. Mas é importante dizer que tudo isso só foi alcançado graças a vocês, nossos leitores! Se não fosse por vocês nada disso seria possível! Nosso blog não teria importância nenhuma.

Em nome do blog MundoLinden.com agradeço sinceramente cada leitor que chegou até nós, cada leitor que assina nosso conteúdo, cada leitor que retorna para ler nossas postagens, cada comentário feito, cada voto em nossas pesquisas de opinião, cada indicação de leitura... Muito obrigado por gostarem de nosso trabalho!

Para este ano que se inicia hoje, nosso terceiro de vida, pretendemos melhorar ainda mais, abrindo nosso conteúdo para temas mais amplos, interagindo mais com os leitores e criando conteúdo interessante e moderno, baseado em nosso tema central que é o Second Life e os Mundos Virtuais!

Feliz Aniversário comunidade MundoLinden.com!

Jean Liberato (in SL: Liberato Lindman)
Editor / MundoLinden.com


Origem: http://www.mundolinden.com/

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quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

"A segunda pele", entrevista com o criador do Second Life

Encontrei na comunidade portuguesa, essa grande reportagem com Philip Rosedale incorporado em seu avatar Philip Linden, feita por nossos patrícios Ricardo Oliveira Duarte (jornalista) e Herlander Rui (sonoplasta). Ambos fazem parte da CCV (Comunidade Cultural Virtual), uma iniciativa que pretende ampliar as experiências culturais para a comunidade lusófona imersa no Metaverso da Linden Lab.

A conversa discorre de forma interessante, partindo do ponto onde Philip diz como teve a ideia de conceber sua mais incrível criação, o Second Life. O melhor de tudo, é que a entrevista é feita em nossa língua portuguesa, com respostas de Rosedale legendadas. Assista agora:


Caso o link não funcione, clique aqui


Origem: http://www.mundolinden.com/

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quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Economia Virtual: OIG (OnLine Investiment Group)

Olá amigos leitores,

Agradeço a todos que me apoiaram nessa vinda ao MundoLinden.com, em especial a Leal Mayo, Tempestade Slade, Walbin Praga e Ivanovo Petrov, que sempre estiveram ao meu lado.

Conforme combinado, volto a escrever hoje para falar sobre a OIG (
http://www.oiglive.com).

O que é a OIG?

A OIG (Online Investment Group) é a empresa líder no Brasil em investimentos on-line a partir do Second Life. Criada na metade do ano de 2007, surgiu com a finalidade de expandir os investimentos de Bencly Sewell (CEO) e tem mostrado grande crescimento, inovando cada vez mais, pesquisando fontes de lucro para manter seu bom ritmo de crescimento.

Atuou em diversos ramos de investimento até 2008, como no comércio de terras do SL (Second Life), aluguéis, investimentos em moedas eletrônicas, em programas como o Forex e outros. Em determinado período de 2008 a OIG trabalhou num projeto piloto com a meta de verificar as melhores formas de ganho. Constatamos os riscos e as perdas de determinados investimentos (por exemplo, se era viável investir no desenvolvimento de um sistema de RPG dentro do Second Life) e desde o final de 2008, com cerca de 1 ano de trabalho, focamos nos serviços que mais resultados traziam.

Em 2009, focou seu trabalho no desenvolvimento do mercado de ações dentro do Second Life, embora continue investindo também em outras áreas.

Dentre as empresas virtuais de capital aberto, a OIG é a segunda empresa que mais pagou dividendos, entre as listadas na bolsa de valores A.C.E., ficando atrás somente da BDVR. A OIG já pagou pela ACE o equivalente a L$0,117 por ação (você pode conferir toda relação de pagamentos no link http://www.ace-exchange.com/dividends/history/OIG).

Isso significa que foram pagos 11,7% do valor inicial das ações (L$ 1). Para se ter uma idéia, quem investiu L$10.000 no início da OIG por ex, ganhou aproximadamente somente em dividendos L$1.170, mais a valorização das ações.

Histórico do valor das ações da OIG:

A OIG entrou para a ACE vendendo cada ação por L$ 1. Em cerca de 3 meses, devido a vinda de novos investidores, uma segunda oferta foi criada e novas ações foram ao mercado, dessa vez por L$ 1,45 cada. Em paralelo a nossa atuação na bolsa de valores ACE, a OIG iniciou uma venda de ações particular, com o intuito de listar essas novas ações na E-Capex (a primeira bolsa de valores brasileira do SL, em fase final de desenvolvimento).

Essas ações, foram vendidas de maneira estratégica visando o contínuo aumento: 50 mil por L$1,55 a ação, 50 mil por L$1,60, 50 mil por L$1,65, 50 mil por L$1,70, 50 mil por L$1,75, 50 mil por L$1,80 e mais uma parte da quota de 50 mil por L$1,85.

Na ACE, as ações flutuaram bastante, com altas e baixas. No último dia, atingiu o pico valendo L$5 e uma baixa, que levou ao final do dia a uma cotação de L$1,81.

Uma dica: Não se assuste com as flutuações (altas e baixas), que são bem maiores que na RL, devido ao número reduzido de ações. Consulte-me se tiver dúvidas, que tentarei ajudar informando um valor que sob minha análise é alto ou baixo para compra/venda.

Outra dica: A OIG está vivendo um de seus melhores momentos. Uma nova carteira de investidores se junta ao grupo! Se tiver interesse em investir na OIG, procure-me no SL. Terei o maior prazer em ajudá-lo!

Um grande abraço e até a próxima!
Bencly Sewell

Origem: http://www.mundolinden.com/

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terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Compre coisas de qualidade, por apenas L$10

A Crayz Sale .::Rahz Store::. está com tudo a L$10. Toda coleção exclusiva e a antiga da loja estão por este valor simbólico para renovação das lojas. São vestidos, calças, saris, blusas, camisetas, calçados e acessórios. Desde o iníco da promoção, a loja principal que fica localizada na Rahz Island já recebeu perto de oito mil avatares. Segundo dados de registros da própria região.

O sucesso está na qualidade dos produtos e a originalidade das peças. Tudo criado pela designer Rahzinhaa Pera que tem um cuidado especial para produzir moda que atenda o público asiático, euroupeu e também brasileiro. O resultado é a popularidade que ganhou a marca .::Rahz Store::. nos últimos anos.

A grife foi criada em Maio de 2007 e já conta com uma clientela cativa, principalmente entre o público asiáticos. "Os japoneses e chineses são meus principais fãs, eles lotam as lojas da grife a cada novo lançamento e sempre cobram por novidades, procurando peças coloridas e divertidas que fazem o estilo da maioria deles", afirma a proprietária Rahzinhaa.

O sucesso entre os asiáticos já rende para a marca brasileira espaço constante nos principais blogs e sites de moda SL japoneses, koreanos e chineses. Os editoriais de moda produzidos recorrem constantemente às roupas criadas pela designer Rahzinhaa Pera (que é designer de moda na vida real).


A Promoção


Para lançar a novíssima coleção 2009 a .::Rahz Store::. criou a promoção "Crazy Sale" em que todas as peças vendidas na loja , cerca de 200 peças, custam apenas L$10. A inciativa é uma forma de presentear não só os clientes asiáticos, mas todos aqueles que a prestigiam. De acordo com Rahzinhaa o valor simbólico é uma maneira de fazer com que as roupas cheguem a um público maior e divulgando sua marca.

A grande promoção está válida até o dia 28 de Fevereiro. Após essa data toda a coleção antiga será retirada das loja, que será preparada com a nova coleção 2009.


Nova coleção

A designer trabalhou durante 6 meses para criar as novas peças da coleção .::Rahz Store::. 2009. Inspirada numa linha mais clássica e causal, a nova coleção vem menos conceitual e mais comercial. " A idéia é atrair um público mais diversificado, anteriormente minhas criações seguiam uma linha mais conceitual o que delimitava de certo modo o meu público", revela Rahzinhaa.

Além da moda feminina, a empresária também traz como novidade a repaginação da seção masculina. A loja masculina .::Rahz Store::. estava fechada desde o final de 2007, mas agora será retomada para atender um público que sempre foi ávido por novidades.

Além da nova coleção, a Rahz Island foi totalmente reformulada, a ilha é a sede da grife. Agora seu espaço será inteiramente dedicado à loja. A nova ilha foi projetada por uma equipe de construtores alemães, portugueses e brasileiros renomados no setor de construção de Ilhas e Regiões famosas do SL. Até o iníco de Março a nova ilha estará aberta ao público.

Para chegar na CAZY SALE .:: Rahz Store::.
pesquisar/search: Rahz Island

Teleporte agora clicando AQUI.

Final da promoção: 28 de Fevereiro. Loja inteira à L$10!

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quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Liquigás no Second Life, pela VM2

A Agência VM2 foi responsável pelo desenvolvimento de uma apresentação em FLASH vídeo intitulada ‘por dentro da GGTI (Gerência Geral de Tecnologia da Informação)’, para a Liquigás, empresa do Sistema Petrobras.

O vídeo apresenta a missão e os objetivos estratégicos da empresa, e como a área de Tecnologia da Informação está estruturada para atender às diferentes áreas de negócios da Companhia.

Dentre vários objetivos, a apresentação mostrou a estrutura da Liquigás, sua forma de operar, sua dimensão, responsabilidades e relevância no cenário nacional e, principalmente, a importância da contribuição da sua área de Tecnologia da Informação - TI no processo evolutivo da Companhia através da busca de implementação de soluções com as melhores técnicas e ferramentas, com foco na melhoria contínua dos processos de negócios.

Para desenvolver a apresentação, a Agência VM2 montou um auditório virtual com identidade visual e avatares - criados especialmente para os diretores da empresa -, na Ilha Brasil Corporativo, no Second Life, e, a partir deste espaço, fez a edição, com imagens tanto do espaço no metaverso, quanto de gráficos feitos através de flash.

Também aproveitou e adaptou um grande volume de material fornecido pela Liquigás como vídeos, apresentações PPT, gravações diversas, entre outros.

Após estas etapas, a VM2 incluiu um narrador, que apresenta de forma dinâmica a empresa, sua missão e seus objetivos, a estrutura tecnológica da sua área de TI, sua estrutura organizacional e seu plano de ação para 2008 alinhado com o planejamento estratégico da empresa.

”O resultado final foi considerado excelente pela Liquigás, tanto que já foi produzida uma 2ª versão, na qual o plano de ação da TI foi atualizado, com os incrementos de projetos.”, afirma Valdiney Viçossi, CEO da VM2.

“Este desenvolvimento apresentou uma nova proposta de divulgação de produtos e serviços no âmbito da Companhia, que passou a ter a opção de sair do contexto das tradicionais apresentações em power point, estimulando as diversas áreas da companhia a inovarem a forma de apresentarem seus produtos e serviços, em especial as áreas que se relacionam com o público externo. Importante registrar que a qualidade do produto final superou as expectativas e que foi produzido em um prazo desafiador.” , explica José Murillo Borges Filho, CIO da Liquigás


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segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Economia Virtual, com Bencly Sewell

Olá pessoal, primeiramente agradeço o convite do Liberato para que eu participe regularmente do blog MundoLinden.com. Serei o novo colunista do espaço chamado "Economia Virtual".

Vamos tratar sobre aquilo que mais tenho acompanhado no SL desde 2007: a economia, mercados e formas de investimento, dentro e fora do Metaverso.

Na RL, me chamo Benedito Sabino Neto, tenho 25 anos e sou formado em Educação Física (UnG). Fiz pós-graduação em Treinamento Desportivo (UniFMU), sou certificado pela Escola de Árbitros da Federação Paulista de Futebol (não xinguem minha mãezinha viu!). Atualmente sou Professor de Educação Física, trabalhando na Secretaria de Esportes de Guarulhos-SP e exerço também a função de árbitro de futebol, do quadro da Federação Paulista de Futebol/CBF.

Além da paixão pelos esportes, desenvolvi uma outra paixão que é também parte de minha vida profissional que são os serviços online, ramo em que atuo desde os 16 anos de idade.

Os primeiros anos de trabalho online serviram como um grande estágio para o que faço hoje, desenvolvi projetos, com destaque para um sistema de banner-exchange e a revista eletrônica "The Portal", enviada por e-mail (36.000 inscritos no mailing, sem spam eim!).

Nessa época, estudei muito sobre Web Marketing e tive o apoio e a parceria de diversas empresas e pessoas de sucesso, com destaque para o site Meugrupo.com.br e de Raul Candeloro, do Vendamais.com.br.

Trabalhei também por cerca de 3 anos com serviços de hospedagem de sites. Entre 2005 e 2007 interrompi essas atividades, para aproveitar outras oportunidades que surgiam em minha vida.

Em 2007 iniciei novos trabalhos na internet e também já era um residente do Second Life, integrei as duas coisas. Criei o site MercadoLinden.com, desenvolvi diversas atividades no SL, orientei pessoas a realizar investimentos em Forex e em HYIPS (programas de investimentos com alto risco no mercado de câmbio na vida real) e na Bovespa, através do Home Broker Bradesco; fiz inúmeras palestras, criei grupos temáticos e organizei comunidades. No metaverso passei por negociações de L$, consultoria para compra e venda de terrenos, investimento em ações nas bolsas de valores do SL (que são muitas).

O resultado foi ótimo, abri uma empresa virtual no SL, de capital aberto, a OIG - OnLine Investiment Group (apresentarei este projeto em um post futuro) e a levei até a bolsa A.C.E. (consultem o prospecto aqui), onde fizemos o IPO (lançamento das ações) e temos mantido um excelente trabalho. Inclusive fui convidado para ser um dos diretores da ACE, além de também me convidarem para atuar como corretor no mercado de ações RL, por uma empresa mineira. Em paralelo a OIG, patrocino o desenvolvimento da primeira Bolsa de Valores brasileira no Second Life, a E-Capex.

Por hoje ficamos por aqui para não sobrecarregar a leitura dos amigos que frequentam o Mundolinden.com. Apresentarei a OIG no próximo post e em breve faremos comentários e traremos novas dicas de investimentos, matérias sobre a economia do SL e outros assuntos.

Um grande abraço,

Bencly Sewell

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quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Pernambucano lança livro virtual no Second Life

Após vender mais de três mil livros, em dois anos, apenas com o uso de ferramentas da internet, o escritor Fernando Farias lança, hoje, o seu primeiro livro, “Contos e Poemas de Fernando Farias”, totalmente virtual e tridimensional do Second Life, tornando-se o primeiro brasileiro a publicar um livro neste formato. O evento acontece em uma ilha virtual conhecida como Recife Digital, a partir das 21h.

“Vi que muitos livros eram publicados e vendidos nas livrarias virtuais de outros países. Escolhi entre os meus contos já publicados, os mais curtos, e passei para uma amiga paulista, Karina Serotini, que fez a edição”, explica Fernando.

A obra tem 15 páginas e só pode ser comprado por quem faz parte do Second Life. “A escolha de um livro de 15 páginas no Second Life segue a mesma lógica que adotei em publicar livros com 36 páginas, contos breves e a preços baratos. Sem abrir mão de um formato bonito e sem concessões no conteúdo, tento quebrar as barreiras da distribuição para que meus livros cheguem a um maior número de pessoas”, defende.

Lançamento do livro “Contos e Poemas de Fernando Farias”

Hoje, a partir das 21h, na ilha Recife Digital.

Informações: www.fernandofarias7.blogspot.com /
www.mainlandbrasil.com.br

Origem: Folha de Pernambuco Digital

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quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Vaga profissional: Designer - para Second Life

A StudioGrafics está contratando mais um profissional para trabalhar com o desenvolvimento de produtos e roupas. Rubiano Oliveira (no SL Rub Oh) C.E.O. da empresa paulista, procura por novos talentos, preferencialmente brasileiros.

Em nota oficial, a empresa convida aos interessados:

"A Studiografics está a procura de novos talentos em criação digital, precisamos de profissionais com experiência em SL e que já tenham um alto nível de qualidade em produtos, como roupas e acessórios para avatar.

Trabalho online (Home Office) gerenciado via Skipe e MSN Messenger, sem carga horária fixa (controle de produtividade), salário inicial de R$1.200,00 ou L$200.000.

Interessados, dentro deste perfil, por favor procurar por Rub Oh (apenas in world)".

A StudioGrafics é uma das maiores produtoras mundiais de conteúdo para o Second Life, uma empresa brasileira, com sede em Ribeirão Preto/SP. Também é participante do Grupo Gestor do Blog MundoLinden.com, em conjunto com a empresa da Capital de SP, SL Guru Consultoria.

Origem: http://www.mundolinden.com/

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terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Cine Mundo Linden: Escola no Second Life - Olhar Digital

Localizei este vídeo do programa de TV Olhar Digital, da Rede Tv!, onde apresentam o Second Life como ferramenta de ensino a distância. Achei bem interessante e compartilho com vocês.

por Jean Liberato

O vídeo apresenta algumas empresas reais que já utilizam o SL como ferramenta de EaD (ensino a distância). Vale a pena conferir:


Caso o link não funcione, clique aqui

Origem: http://www.mundolinden.com/

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Lançamento de The Sims 3 é adiado

O lançamento de The Sims 3, que estava previsto para o dia 20 de fevereiro, foi adiado para uma data não definida.

O site oficial do game foi atualizado e agora diz que não há previsão para sua chegada. Contudo, varejistas dos Estados Unidos confirmam que The Sims 3 chegará até o meio do ano.

Sem limites para criar

Um dos diferenciais da nova versão é a liberdade que o jogador tem para criar o "Sim" numa vizinhança aberta, onde ele pode explorar o mundo livremente, conversar com os vizinhos quando tiver vontade, conhecer as casas e famílias de outros Sims ou até se dirigir a pontos inusitados como a Prefeitura ou praia.

Na hora de customizar seu avatar, vale quase tudo: mexer em acessórios, escolher o tecido da roupa, criar produções de cabelo pintando-o com diferentes cores da raiz às pontas ou até mesmo fazendo luzes.

Com o sistema de personalidade do The Sims 3, cada personagem pode ter seu comportamento moldado de acordo com cinco traços distintos de personalidade, o que garante mais realismo à experiência de jogo.

A partir desse recurso, personalidades extremamente complexas e diferentes podem ser desenvolvidas, como por exemplo uma vovó enxerida, inconveniente e com cleptomania que adora se meter na vida dos outros ou um roqueiro nervoso e com pavor de compromissos cuja natureza rude e infantil o impede de marcar encontros.

Origem: Games Terra

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