quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Gilberto Gil afirma que metaverso "será o que quisermos"

Ministro da Cultura conversou com o iG sobre a sua nova, e primeira, experiência no Second Life.

O ministro da Cultura Gilberto Gil fez uma visita, nesta terça-feira, ao metaverso do Second Life. Durante sua passagem pelo mundo virtual, o ministro afirmou que o SL tem muito potencial, “e será o que quisermos que ele seja”.

Apesar dos problemas de conexão que teve no inicio da visita, Gilberto Gil conseguiu se afastar um pouco da multidão – no SL quanto mais pessoas nas redondezas, mais dados têm de ser trocados, o que pode atrapalhar a conexão – e conversou com o iG sobre a sua nova, e primeira, experiência no Second Life.

Para o ministro, o metaverso ajuda na divulgação artística, por que consegue dar visibilidade a diversas facetas de um mesmo trabalho. “Mas o artista precisa gostar dessa variedade (de mídias), estilos e linguagens. Precisa gostar de teatro, TV e música. Quem gosta da fantasia, do texto e hipertexto, tem um espaço enorme no SL”, disse Gilberto Gil. O ministro ainda escolheu como nome de seu avatar (representação virtual da pessoa) GilbertoGil Kungfu e se vestiu com um kimono colorido.

Mas Gilberto Gil ainda fez uma ressalva sobre o metaverso: “O SL ainda tem muito a desenvolver e deve ser ‘experimentado’ pelo público para chegar a ser o maior ou o melhor sistema para agregar mídias. No mundo eletrônico tudo é de grande potencial e tudo é de grande interesse. O SL é uma vida nova e tem muito o que crescer”, disse.

Multidão

Gil chegou ao vale do Anhangabaú virtual com uma hora e meia de atraso devido aos seus compromissos de ministro em dia mais movimentado que o normal mas encontrou uma multidão de avatares esperando por ele. Cerca de 300 residentes passaram pelo espaço reservado para o encontro marcado que durou até as 15h15. Sucesso no metaverso também quer dizer algumas dificuldades. A grande concentração de pessoas obrigou Gilberto Gil a levar seu avatar para andar em volta da multidão para evitar o "lag" e começar o papo "pelas bordas".

À medida que o público foi diminuindo, Gil regressou ao centro do palco onde continuou a conversar com os residentes, com seu jeito de poeta, sempre muito à vontade com todos os estranhamentos do metaverso.

Os residentes que participaram deste encontro puderam também conhecer um projeto artístico formatado por um grupo de artistas residentes na Suiça, o "Fiteiro", uma espécie de banca de jornal que distribui obras de arte e organiza performances, como as que ocorreram durante o tempo de espera até a chegada do Gil. Uma dessas performances incluia até uma lutadora de sumô dançarina.

Clique aqui para ver todas as fotos do evento com Gilberto Gil.

Press release: Margot Pavan
Conteúdo Second Life
www.ig.com.br . margot.pavan@ig.com
tel: 55 11 3065-9795
cel: 55 11 8384-1991

Nenhum comentário: