domingo, 13 de janeiro de 2008

CURTAS DO SECOND LIFE

Israel virtual
Nem os israelenses parecem resistir ao fascínio exercido pelos mundos virtuais. Depois da Irlanda, Marrocos, México, Irlanda, Holanda e outros países terem aberto delegações de turismo no Second Life, eis que SL Israel sobe ao palco, com reproduções virtuais de locais como a igreja do Santo Sepulcro, o Muro das Lamentações, a ópera de Telavive e os jardins Bahai, em Haifa. Pegue a família e dê um pulo a Israel. Sem sair de casa.

Empresas colaboram online
Um recente relatório, da empresa de estudos de mercado Forrester, indica que as empresas devem começar a se preparar para uma mais intensa colaboração online, num tempo em que cada funcionário terá o seu avatar para efetuar contactos virtuais com os avatares de outras pessoas. É fácil imaginar os empresários almoçando diante da tela do computador, enquanto participam num almoço eletrônico de negócios...

A CES virtual
A edição de 2008 do Consumer Electronic Show teve a sua dose de virtual, com a Cisco celebrando dois anos de presença no Second Life. A Dell continua mostrando interesse no tema e a Intel faka de projetos que apelidou de "Third Life". A Samsung, que explora as conexões entre eletrodomésticos, equipamentos de grande consumo e mundos virtuais, também aproveitou para salientar as vantagens que essa nova fronteira pode trazer ao mercado.

Emmys para mundos virtuais
O trabalho da Electric Sheep na criação do espaço da série televisiva The L Word, no Second Life, ganhou um Emmy na categoria de Tecnologia e Engenharia. Outro prêmio foi também foi para a Electric, pelo projeto Virtual Laguna Beach, realizado com a MTV. A Linden Lab ganhou um outro Emmy pelas possibilidades de modificação de conteúdo do Second Life.

Recordar Benazir Bhutto
Domingo é possível assistir a uma cerimônia em honra à líder política paquistanesa Benazir Bhutto, no Second Life, em um sinal evidente de que a vida real se estende também ao lado virtual das nossas existências. Até um memorial marca o triste acontecimento. Com seu SL aberto, acesse este link: slurl.com/secondlife/Wells/147/196/60.

Concerto gigante
Ocupando uma área de 20 ilhas, o que permite reunir num mesmo espaço, se tudo correr bem, mais de mil avatares ao mesmo tempo, o concerto Mankind Tracer no Second Life rivaliza em termos de horário com a cerimônia de Bhutto. Mas a simultaneidade quase é permitida no SL, visto que um avatar com o teleporte funcionando corretamente, pode alternar entre os eventos. Procure pelo Mankind Tracer Amphitheater, em Haven's Paradise, se quiser conferir o concerto.

H.G. Wells
O escritor de A Guerra dos Mundos tem, a partir de 5 de Janeiro, presença ilustre no Second Life, através de um espaço que relembra a sua obra, no Caledon Wellsian. Ao mesmo tempo, uma festa virtual de rua, com mascarados, assinala a abertura da biblioteca, que mostra uma exibição sobre o carnaval de New Orleans. Um verdadeiro carnaval vai encher aquela região de Second Life durante algumas horas, celebrando o final dos 12 dias dedicados ao Natal e a entrada no período anterior ao Carnaval, uma tradição semelhante à um festa antiga, a Folia dos Reis, que sobrevive em algumas regiões do Brasil.

Londres no Second Life e fora...
Um investigador do CASA (Centre for Advanced Spacial Analysis) do University College of London, o doutor Andrew Hudson-Smith, colheu dados da Ordnance Survey britânica - responsáveis governamentais pela produção de mapas do Reino Unido - e transferiu Londres para o Second Life, usando estes dados e informação altimétrica da InfoTerra. Foi um projeto um pouco complicado, pois a Ordnance Survey ordenou - justamente - a retirada de tudo do mundo virtual. Era um detalhe a mais ao alcance de qualquer pessoa. Saiba mais em www.us.playstation.com/jobs.

Escrito por José Antunes, do Expresso Clix

Nenhum comentário: