segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Second Life é considerado uma excelente ferramenta de EAD

Evento da ESAB discutiu o uso do metaverso da Linden Lab para prática do Ensino a Distância.

Simulação de situações profissionais, maior interatividade, aplicação de didática mais lúdica e amigável e outras vantagens, foram as finalidades educacionais atribuídas ao programa interativo Second Life no Workshop intitulado “Second Life na Educação”. O evento foi realizado pela ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil (www.esab.edu.br) em sua sede principal na última quinta-feira, dia 10, e reuniu o seu corpo docente com o objetivo de reciclar o conhecimento sobre o tema, bem como promover o debate entre os profissionais de educação a distância.

A programação teve início com os agradecimentos do Diretor acadêmico Prof. Giovanni Livio, e em seguida com a participação do Diretor Geral da ESAB, Júlio César C. Ferreira, que apresentou o projeto da ESAB no Second Life, citando também as perspectivas da instituição nessa área. Em seguida o Prof. Carlos Valente, autor do livro “As novas tecnologias na educação – Second Life” e integrante do corpo docente da ESAB, explicou como as instituições de ensino superior utilizam o SL, visto que essa plataforma pode facilitar, entre outros, a aplicação de cursos à distância e o processo didático.

Logo em seguida foi aberto o período de debates, onde todos os presentes tiveram a oportunidade de expor os seus pontos de vista e esclarecer dúvidas sobre o assunto e chegaram a algumas conclusões como:
  • “Um dos grandes problemas enfrentados com a EAD é a tendência do isolamento do aluno durante o andamento do curso. Com a utilização do SL como ferramenta interativa, o relacionamento entre aluno e professor passa a ter amplas possibilidades.”
  • “O SL pode ser utilizado como ferramenta lúdica no processo de aprendizagem, apoiando o processo pedagógico. Por exemplo, no curso de direito poderia ser criado o cenário de um tribunal, visando simular no SL situações reais durante uma audiência, proporcionando a vivência de experiências e aprendizados, como a maneira de se dirigir à corte, o posicionamento dos lugares e outros detalhes que só é possível com a prática.”
Todos os participantes foram certificados ao final do evento, que segundo o Diretor Presidente Prof. Nildo Ferreira, foi um marco no início das atividades da ESAB no Second Life para o ano de 2008.

Origem: iParaíba.

Nenhum comentário: