quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Second Life é usado em projeto de "Realidade Aumentada"

Dois estudantes da Georgia Tech já possuem um projeto chamado Augmented Reality Second Life, onde as imagens aparecem na vida real em perspectivas e tamanhos realistas.

O mundo real e o virtual do Second Life podem se mesclar em um futuro próximo. É que pesquisadores da Georgia Tech, universidade americana especializada em engenharia, têm um projeto que envolve unir as duas realidades a partir da tecnologia chamada "Augmented Reality", ou traduzindo literalmente: "Realidade Aumentada".

O preceito parece simples: interagir com figuras virtuais exibidas dentro do mundo real. Assim seria possível brincar com um cachorro virtual no quintal de casa, por exemplo, ou passear com um carro do Second Life em cima de uma mesa de jantar. Isso pode potencializar ainda mais a experiência entre os dois mundos, seja em diversão, publicidade ou relacionamentos humanos.

Parece confuso, mas o conceito envolve, basicamente, filmar uma cena na vida real com marcadores e sensores posicionados sobre as superfícies para, então, transferí-la ao computador que irá gerar imagens tridimensionais sobre a cena. O resultado é um cenário de vídeo real, mas com propriedades de um virtual, isto é, programado para que os objetos que se movem dentro dele reconheçam o tipo de superfície onde estão,ou onde há uma parede, por exemplo.

A tecnologia em si já foi testada e existe há algum tempo, mas exige um grau muito alto de conhecimento de seus programadores, que têm encontrado no Second Life a plataforma ideal para concretizá-la.

Dois estudantes da Georgia Tech (conhecidos dentro do SL como Tobey McElroy and Blair Potluck) já possuem um projeto chamado Augmented Reality Second Life, onde as imagens aparecem na vida real em perspectivas e tamanhos realistas, permitindo que os usuários fiquem imersos dentro dos dois mundos. Utilizando câmeras e microfones instalados em um headset, eles já puderam transmitir dentro de um ambiente real um avatar do SL no tamanho de um ser humano comum, bem em frente ao seu usuário, movimentando-se normalmente.

O que Tobey e Blair pretendem fazer é simplificar esta tecnologia para que ela possa ser usada por qualquer um, instalada como um simples software. Se eles conseguirem, o mundo da comunicação virtual irá mudar completamente. Para entender melhor o projeto, veja estes dois vídeos:





Origem: Second Life Informa.
Publicidade:

Nenhum comentário: