domingo, 16 de março de 2008

Experiência de inteligência artificial no Second Life

O Rensselaer Polytechnic Institute (universidade norte-americana), desenvolve no Second Life um verdadeiro “holodeck”, uma simulação da realidade como proposto na famosa série Jornada nas Estrelas (Star Trek).

Foi desenvolvido um programa que interage com o meio ambiente simulado 3D do SL, como se fosse uma criança. O sistema de inteligência artificial é tão complexo que adquire conhecimentos próprios através da integração com o mundo virtual e até mesmo com avatares de pessoas reais.

Ainda funciona de forma rudimentar, porém é o mais próximo que se chegou de um verdadeiro holodeck no mundo real e está em pleno desenvolvimento para aplicações educacionais e até mesmo para fins lúdicos.

A equipe de desenvolvimento do Rensselaer Polytechnic Institute conseguiu criar este programa, carinhosamente chamado de Eddie, que gosta de jogar Second Life e tem um nível mental de uma criança de 4 anos de idade. Eddie tem seu próprio conjunto de crenças, bem como, capacidade para raciocinar sobre suas crenças e tirar conclusões de um modo que corresponde a uma criança humana em sua idade.

Isso foi possível, graças ao desenvolvimento de uma técnica chamada Teoria da Mente, o que permite a Eddie compreender seu meio e prever ou manipular o comportamento de outras pessoas, incluindo humanos conectados ao Second Life.

O objetivo do projeto é levar Eddie para o mundo real, pois atualmente apenas consegue-se realizar a sua existência num mundo simulado como o Second Life. Mas no futuro pretendem-se ampliar as possibilidades de integração de Eddie e ampliar as áreas de atuação do projeto.

Origem: mashable.com
Publicidade:

Nenhum comentário: