sábado, 22 de março de 2008

Okatu: Brazilian Art & Culture. Um patrimônio cultural e artístico no SL

A partir de um diálogo com a antropologia, arquitetura, geografia cultural (paisagismo), história, museografia, sociologia e urbanismo, esses ambientes foram concebidos e construídos como "recriações" de "paisagens culturais brasileiras".

A aldeia e a vila fazem parte de um projeto de pesquisa apoiado pelo CNPq, intitulado Patrimônio histórico e cultural no Second Life: o caráter mnemônico da internet 3D como uma ferramenta a serviço da economia cultural. A partir de um diálogo com a antropologia, arquitetura, geografia cultural (paisagismo), história, museografia, sociologia e urbanismo, esses ambientes foram concebidos e construídos não tanto como réplicas de uma realidade particular, mas como "recriações" de "paisagens culturais brasileiras", tendo em vista representações de residentes entrevistados, bem como referências literárias e aquelas provenientes da cultura de massas (especialmente televisão e cinema).

A experiência consiste, portanto, na "recriação" desses ambientes/paisagens propriamente ditos e também na produção de eventos e atividades a serem desenvolvidas neles, com a participação de residentes, tais como performances, rituais e festas populares. Enfim, trata-se de um experimento no qual utilizando-se os recursos oferecidos pelo programa propõe-se um roteiro de questões sócio-antropológicas acerca da cultura brasileira e a identidade nacional no contexto digital e virtual. A pergunta básica que nos tem orientado é: quais são os horizontes, os desafios e os limites impostos pela internet 3D e, particularmente pelo programa do SL, enquanto dispositivo gerador de sociabilidade, de transmissão e reprodução do patrimônio cultural nacional.

Como sabemos, a religião e a religiosidade são uma dimensão fundamental da vida social brasileira, da mesma forma que as Igrejas, constituindo assim uma parte muito importante de nosso patrimônio cultural e artístico.

Sendo assim, vimos convidá-lo para o ato religioso de abertura oficial do Okatu Brazilian Art & Culture: dia 23/03/2008 as 18:00hs (RL), que terá lugar na Igreja de nosso vilarejo virtual. Acessível neste endereço: slurl.com/secondlife/Brunswick/26/190/26.

Equipe Okatu

Colete Jacobus (Laura Graziela Gomes) é Mestre e Doutor em Antropologia Social, além de Professor Associado do Departamento de Antropologia e do PPGA da UFF. O projeto ainda conta com o apoio de uma equipe composta por: Bruno Lisboa Oh (Bruno Lisboa), cenografia, direção de arte, fotografia e assistente de pesquisa; Marguerite Trenkins (Clarissa Quelhas), estudante de Ciências Sociais/UFF, bolsista; Case Imako (Wanderlei Moraes), estudante de Ciências Sociais/UFF, bolsista. Em sua fase inicial o projeto contou ainda com a participação dos construtores zeronight Wilber e Jacob Brenner.

Press release: Ananda Valeeva . Equipe Okatu.
Publicidade:

Nenhum comentário: