sábado, 17 de março de 2007

EUA cobrará Imposto de Renda também no Second Life

Parece incrível, mas o governo dos Estados Unidos obrigará norte-americanos a informarem seus ganhos também no mundo virtual.

É isso mesmo galera, o mundo virtual de Second Life está cada vez mais realista. Até demais. A última novidade envolvendo o game (SL pode ser considerado um game?) é que os norte-americanos terão que informar ao IRS, o Internal Revenue Service, a Receita Federal dos EUA, o que ganharem com as transações dentro do game, junto com a declaração anual deles, que vai até o dia 15 de abril.

A lei norte-americana prevê que todo o lucro em dólares deve ser informado às autoridades tributárias, mas a única área cinzenta nessa história toda é que o dinheiro corrente em SL são os Linden-dollars, que só viram verdinhas do tio Sam de verdade quando as pessoas convertem estes créditos.

Por exemplo, uma dançarina exótica(?!) virtual em SL pode dar shows e ganhar uns trocados em moeda virtual, que podem ser usados para comprar terrenos, casas, atualizações e roupas para seu avatar (o nome dado às personificações dos jogadores) ou então convertidos em dinheiro real.

A convenção tributária vigente prevê até aqui que, se estes créditos permanecerem no mundo virtual, estão livres de tributação. Se a grana sair para o mundo real, então a renda deve ser declarada. Pelo menos enquanto não criarem formas de taxar as transações dentro do game e enquanto a nossa Receita Federal não criar métodos próprios para tirar a mordida do leão dos brasileiros que fazem estas transações.


por Alexandre Barbosa
Fonte: Estadão.

Nenhum comentário: