sábado, 17 de março de 2007

Second Life: Revolução nos designs arquitetônicos e construções

A possibilidade de construir sem o planejamento técnico da RL causa frenesi entre a comunidade de construtores. Mas é um péssimo exemplo àqueles que querem abraçar a carreira no mundo real.


A arte de projetar e construir coisas, tem pelo menos 6 mil anos na história da Humanidade. É uma história longa e reverenciada pelos diversos prodígios existentes no mundo, como as Pirâmides e a Muralha da China. Há quem diga, inclusive, que não foram projetados pelos homens, mas por seres extraterrestres que viviam entre nós, na antiguidade. Pura lenda. Mas indenpendente disso, certo é que houve sim um 'planejamento' antes do início destas construções.

O projeto para construção de um edifício envolve desenho arquitetônico e, acima de tudo, um bom gosto de quem o faz. Existe ainda uma série de cuidados a serem vistos durante a obra, como fiscalização dos cálculos estruturais, políticas de segurança, qualidade do material empregado, etc. Em certos casos, a obra é 'embargada' (paralizada) por deficiência em um destes fatores. Atitude corretíssima, que evita tragédias. Existem milhares de empresas que apenas fiscalizam e diagnosticam as construções. Um mercado quase que completo.

E no Second Life, como é isso?

No mundo virtual as coisas são bem diferentes. Não há riscos de incêndio, desmoronamento, etc., e os residentes são 'virtualmente' imortais. O mais interessante para quem constrói, é que o planejamento é praticamente um ítem descartável, ou seja, você pode construir seu edifício ou casa, passo a passo, primitive por primitive, textura por textura e vendo em tempo real o resultado da sua criatividade. Não gostou? Derruba tudo e constrói de novo. De graça.

Mas isso é bom? A resposta é sim e não. Sim por conta da practicidade acima mencionada. Mas 'não' porque com isso, surgirão muitos interessados e aspirantes ao curso de desenho arquitetônico e engenharia civil nas universidades. Contudo, muitos deles poderão achar que construir no mundo real é tão 'fácil' quanto no mundo virtual. Isso é um problema sério a ser abordado futuramente.

No mundo real, os calculos e planejamentos são essenciais para o sucesso e durabilidade de uma obra. No Second Life a construção é, acima de tudo, um 'hobby'. É como construir maquetes em 3D no mundo virtual. Muitos até ganham dinheiro com isso. A depender do projeto, técnicas básicas de desenho arquitetônico já são empregadas nas construções virtuais. Várias ilhas no Second Life, como se sabem, foram planejadas por renomados designers e arquitetos do mundo real, que empregaram seus desenhos nas construções.

A medida que o tempo passa, observamos um maior arrojo na arquitetura do Second Life, fruto cada vez mais do planejamento que já se faz indispensável nas construções. No mundo virtual você tem todo direito de inovar, mas com uma idéia na cabeça. Construtores que montam edificios sem planejamento, estão condenados à ficar para tráz. Quem ao menos desenha previamente o que vai construir, tem amplas chances de sucesso.

Agora, quem quiser ser arquiteto ou engenheiro na vida real, que procure então o melhor curso que puderem realizar. Pois com a vida não se brinca.

Com informações da SL Insider.

Nenhum comentário: