terça-feira, 13 de março de 2007

Second Life provoca um levante de concorrentes; conheça a proposta do Kaneva

Imagine um sistema de relacionamento como Orkut, somado à uma base de informações esperta como o MySpace, atrelado aos recursos multimídia do You Tube e do Flickr, tudo em um ambiente virtual 3D como o Second Life... não precisa imaginar. O Kaneva faz isso tudo pra você.

Começam a aparecer na internet novas propostas para fazer frente ao crescimento do Second Life. Hoje vamos falar sobre o sistema Kaneva. A sacada deste sistema é fazer uma mistura de diversos serviços conhecidos pelo grande público na internet, o que para os entendidos sobre 'web 2.0' chamamos de 'mashu-up'. O Kaneve traz uma união de recursos muito conhecidos em redes virtuais de relacionamento, fotologs, videologs como o YouTube e sistemas de interação 3D ao estilo 'Second Life'. Em relação à vídeo, o sistema é o primeiro de que se tem notícia estar integrado aos recursos de Flashvideo, mas aparentemente em um motor próprio de exibição, onde o usuario posta seu vídeo através de sua pagina no site Kaneva.com e pode depois integrar este vídeo ao mundo virtual com mesmo nome.


Apesar de descobrirmos a pouco o sistema virtual Kaneva, que está em fase beta, seus trabalhos foram iniciados em 2004. Para utilizar o serviço, voce cria um login no site e começa com um simples 'profile' para utilizar os serviços do website. Com pouco tempo você adquire pontos e recebe um 'convite' para ativar e acessar seu avatar na parte virtual do Kaneva. Ou seja, como antigamente no Orkut, você só entra no mundo 3D do Kaneva após ser convidado pelo sistema. O mundo virtual ainda não está finalizado. Esta restrição provalmente objetiva evitar uma superpopulação inicial tecnicamente ainda não suportável. Mas é óbvio que se trata de uma restrição provisória.

À medida em que vai ganhando pontos, publicando fotos, vídeos e informações em seu profile, no portal Kaneva, vai se aproximando ainda mais da hora de ser liberado para ingresso ao mundo 3D. Quando entra neste mundo, voce está apto a interagir com outros colegas que já estão no metaverso, podendo inclusive compartilhar arquivos dentro da rede.

Como site de relacionamento, o Kaneva é muito parecido com o MySpace. No seu perfil do site é possível escolher uma entre muitas 'skins' para personalizar sua página. Praticamente todos os recursos do MySpace estão presentes. Aparentemente já existem centenas de milhares de usuários. Ao fazer uma busca simples sobre a palavra 'rave', milhares de resultados surgem na tela. A velocidade com que seus arquivos disponibilizados são absorvidos (visualizados) por outros membros da comunidade também é absurda. Já no mundo 3D, diversos recursos comuns e conhecidos pelo público do Second Life estão disponíveis, como personalização de avatares e criação de objetos.


O navegador 3D do Kaneva é freeware, por enquanto disponível somente em sistema operacional Windows (XP), requer placa de aceleração 3D dedicada e conexão banda larga de partir de 300k. Configurações semelhantes requeridas pelo Second Life. Por enquanto não existem relatos de 'lags' no metaverso. É muito interessante esta proposta de união entre sistema de relacionamento real com mundo virtual que o Kaneve oferece. Mas, como no sistema da Linden Labs, nem todos os PCs estão preparados para acessar o serviço virtual.

Para ser convidado ao mundo 3D, crie seu cadastro neste link.
Assista o vídeo promocional do Kaneva:



Fonte: Webware.

Um comentário:

Anônimo disse...

este metaverso apesar de similar´tem o conceito de comercialização de itens???