terça-feira, 30 de outubro de 2007

Dissidente da Linden Lab cria mundo virtual para concorrer com o Second Life

O popular mundo virtual do Second Life já tem um adversário que promete tornar-se um concorrente direto. Chama-se Vside e foi criado por Daniel Huebner, um dos ‘pais’ do universo paralelo da Linden Lab. O Vside conquistou 200 mil usuários em dois meses de atividade.

Com um enfoque mais artístico e uma estética diferente da encontrada no Second Life, o Vside aposta nas relações pessoais baseadas nos interesses musicais. “Pode-se tocar e compor de forma coletiva, passar discos para os amigos, organizar shows ou até criar instrumentos”, explicou o responsável no festival Art Futura, que decorreu durante a semana passada em Barcelona.


A aposta de Daniel Huebner, californiano de 33 anos e criador do Vside, está se tornando um sucesso. Em pouco mais de dois meses registraram-se mais de 200 mil usuários, um valor semelhante aos usuários regulares do Second Life no último mês.

DIFERENÇAS MARCANTES - Ao contrário do Second Life, o vSide não permite aos usuários a criação de conteúdos (roupas, acessórios, edifícios, etc.) com fins comerciais. Para o efeito, a Doppelganger – empresa que gere o novo mundo paralelo – contratou uma equipa de arquitetos e designers virtuais. Os objetos usados pelos avatares são na sua maioria gratuitos e a moeda de troca é o respeito dos restantes membros da comunidade. Não há possibilidade de enriquecer a partir deste mundo virtual.

A música e o estabelecimento de relações pessoais com base nos gostos musicais são a meta a atingir pelos criadores. Por essa razão, se um dia estiver passeando com seu avatar em uma das quatro cidades do vSide – que estão geograficamente conectadas – não se espante quando, ao cruzar com alguém, uma luz comece a piscar. É apenas a forma de mostrar que ‘o outro’ partilha os mesmos gostos musicais, algo que ajuda a “quebrar o gelo”, dizem os responsáveis.


SHOWS - Mesmo assim, qualquer usuário pode ‘alugar’ um apartamento ou um bar e promover shows e festas para os amigos. Grupos de adolescentes estão organizando festas ‘à portas fechadas’ e bandas reais, mas desconhecidas, estão promovendo concertos que as ajudem a saltar para a fama. A popularidade do vSide está crescendo de tal forma que a famosa cantora Tyra Banks já aderiu a este metaverso, através da criação de um estúdio virtual onde aparece com frequência.

RIQUEZA NO VSIDE: QUESTÃO DE RESPEITO - No vSide não existe moeda virtual ou real. A única forma de riqueza é o respeito ("respekt") conquistado pelo avatar perante os outros membros da comunidade virtual. A melhor forma de ‘enriquecer’ é através da descoberta de ‘mensagens’ escondidas nos diversos cenários e da angariação de novos residentes. No entanto, meia dúzia de passos de dança num bar podem resultar em pontos, caso seja aplaudido pela assistência. Ser DJ numa festa bem animada ou surpreender o público durante um concerto também pode dar pontos, mas isso só está ao alcance de verdadeiros músicos.

O respeito é indispensável para aumentar as capacidades dos avatares ou alugar um apartamento, por exemplo. A fórmula encontrada por Daniel Huebner é totalmente oposta à do Second Life, onde a divisa virtual – linden dólaress – pode ser convertida em dinheiro real. Algo que, de acordo com Huebner, transformou aquele universo num espaço comercial. Pessoas ligadas à Linden consideram que este foi o motivo que levou Huebner a sair da empresa e partir para projeto vSide.

O CRIADOR - Daniel Huebner nasceu em São Francisco, Califórnia, há 33 anos. Formado em Comunicação Social pela Universidade do Wisconsin, trabalhou como jornalista, editor e analista para várias publicações, entre as quais a ‘Game Developer Magazine’ e o portal Gamasutra.com. Em 2003, participou com Rosedale na fundação da Linden Lab, que criou o Second Life, tornando-se diretor de Assuntos Comunitários. No início deste ano se mudou para a DoppelGanger, a empresa que criou o vSide.

MAIS SOBRE O VSIDE:

  • - 600 mil músicas são disponibilizadas por mês. Todos os estilos estão presentes, do rock ao clássico, passando pelo jazz e o punk.
  • - 5 milhões de combinações (roupa e pele) são possíveis para caracterizar um avatar. O processo demora cerca de três minutos.

MUNDOS VIRTUAIS -
Atualmente existem dezenas de universos paralelos na internet. Os mais populares são: Second Life, MTV’s Virtual Worlds, Habbo Hotel, Whyville, Entropia Universe, Zwinktopia, Club Penguin, Weblo, Playstation Home e There.com.

Assista um trailer não-oficial sobre o vSide:


Escrito por João C. Rodrigues, do Correio da Manhã.

Nenhum comentário: