sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Em protesto contra a Linden Lab, criadora do AjaxLife se afasta do Second Life

A adolescente programadora Katharine Berry enumera diversos motivos que a levaram à sua decisão. Contudo, o sistema AjaxLife permanecerá ativo... por algum tempo.

A comunidade de programadores 'open source' do Second Life está mais triste, a partir desta última semana, com o anúncio postado por Katharine Berry, em seu blog pessoal. Ela ficou conhecida na comunidade 'geek' do metaverso pela sua criação, o AjaxLife, um pioneiro sistema de acesso web, não-oficial e não-licenciado, do Second Life.

Mesmo com o anúncio, Berry informa que não se afastará totalmente do mundo virtual da Linden, em um primeiro momento. Ela pretende tocar adiante o projeto AjaxLife, que se tornará sua única ligação com o Second Life. Não informou, porém, até quando estará comprometida nisso. Já circulam rumores de que ela colocou à venda o AjaxLife, o que ela nega através de outros canais de informação.

Entre os motivos que a levaram à decisão, Berry relaciona os seguintes:

1 - Rejeição e falta de apoio da Linden Lab ao projeto AjaxLife;
2 - Maioria dos seus amigos já abandonaram o Second Life, tornando o lugar sem graça;
3 - Linden aparentemente negligencia a gestão do 'teen grid';
4 - Questões técnicas insolúveis no AjaxLife:
  • - Login via AjaxLife parou de funcionar (bloqueio da Linden);
  • - Upgrade para Premiun via AjaxLife inoperante;
  • - Falta de atualização do site Open Source da Linden;
  • - Sistema de Mapa do grid (MapApi) inoperante;
  • - Dois anos de convivência com dificuldades técnicas infindáveis.
Pelas declarações de Katharine Berry, o problema maior está na falta de apoio da Linden Lab ao AjaxLife. A empresa bloqueou inadvertidamente recursos essenciais para o sistema da estudante, como o login e o sistema de mapas (o que inviabiliza o teleporte). Segundo ela, esta atitude afirma a rejeição da Linden à sua iniciativa. Contudo, Berry declara que permanecerá a frente do AjaxLife. Mas não disse até quando.

Com informações do Second Life Insider.
Publicidade:

Nenhum comentário: