domingo, 28 de outubro de 2007

A segunda vida de Senhor dos Anéis Online

Os jogos começam a querer ser mundos virtuais, traçando novas propostas capazes de fixar os jogadores antes que partam para metaversos. Agora, por exemplo, já é possível comprar uma casa na Terra Média.

Os especialistas em mundos virtuais sugerem que, dentro de algum tempo, a maior parte da população online estará ali não pelos jogos, mas por causa de programas como o Second Life. O "boom" do setor, que continua interessando empresas e público, divididos entre cada vez mais propostas, do Entropia aa Second Life, ou... Habbo Hotel, sugere que o relacionamento social virtual ganhará terreno, tornando-se numa faceta determinante para o sucesso desses espaços de reunião que existem na Internet.

Tal prognóstico é um sinal de aviso para os criadores de jogos, que começam a redefinir as suas prioridades, de modo a poderem acompanhar a tendência sem, contudo, deixarem de oferecer aquilo que sabem fazer: jogos. Mesmo se World of Warcraft, não possa ser considerado um mundo virtual, deu origem a uma comunidade de jogadores que acaba por sociabilizar dentro e fora do jogo. Agora, em LOTRO - Lord of the Rings Online, a Turbine, criadora do jogo, avança para uma nova proposta: a oferta de casas na Terra Média, espalhadas pelas zonas do Homem, dos Elfos, Anões e Hobbits, cada uma refletindo os gostos e cultura locais.

Esta proposta já foi implementada em outros jogos online, como Star Wars Galaxies, sem grande sucesso. Mas enquanto até aqui a estrutura destas cidades habitadas por jogadores se inscrevia na malha do jogo propriamente dito, a Turbine ousou dar um passo adiante, mais acertado, ao criar as zonas habitacionais fora dos mapas do jogo. Estão lá, assinaladas, mas não influenciam o desenvolvimento da história.

Vendidas num instante

O conceito das casas de LOTRO é um fenômeno interessante, por representar uma proposta nova em jogos que ao mesmo tempo se baseia num conceito da realidade transposto para o mundo virtual: cada grupo de habitações funciona como um verdadeiro condomínio privado, que vive alheado do resto do mundo. O desenvolvimento radial das ruas e caminhos, a divisão de espaços, tudo sugere alguns modelos de planejamento urbano de condomínios. E até a entrada se faz por um único portão, garantindo a segurança dentro do muros.

As casas de LOTRO começaram a ser vendidas em 25 de Outubro último e a corrida aos melhores lotes - pois existem diferenças refletidas no custo das habitações - foi impressionante. Em algumas zonas esgotaram-se rapidamente as habitações em oferta. Se considerarmos que são cerca de 30 mil casas por servidor, e que existem, só na Europa, 11 servidores, o número global ultrapassa 300 mil. Com dois tipos de habitação, simples e de luxo, e ainda edifícios de grande porte, destinados a grupos de jogadores (kinships), LOTRO surge assim como um potencial mundo virtual, onde a estrutura de manutenção das habitações não difere da já presente no Second Life. De fato, além do preço desembolsado no ato da compra, torna-se necessário pagar semanalmente para manter o lar. Além do negócio e volume de transações, que representa este novo passo na história de LOTRO, torna a fantasia de Tolkien ainda mais interessante para novos jogadores.

No Second Life

O universo de o Senhor dos Anéis já está devidamente representado no Second Life, permitindo uma imersão na fantasia de Tolkien, mas nada se assemelha ao que LOTRO consegue oferecer em termos de envolvimento com a fantasia, gráficos e, se quisermos, de relacionamento social, sobretudo para os jogadores que pretendem explorar os meandros da representação de papéis, ou Role-Playing Games, algo em que LOTRO era já exímio e ganha agora um novo contexto.

De fato, ao inserir no jogo atividades "normais", como ficar em casa, tratar da decoração, comprando novas peças e até produzir outras, ou receber amigos - virtualmente - Lord of the Rings Online funde, pode dizer-se, o melhor de dois mundos. Neste mesmo fim-de-semana o jogo enche-se de atividades, como as Festas das Colheitas, e a Turbine promete que os acontecimentos sociais vão fazer parte integrante de todas as expansões do jogo. É este, provavelmente o futuro de muitos jogos, que vão tentar fixar seus jogadores dando-lhes, além de um amplo espaço de brincadeiras, uma casa virtual para habitarem. Parece ser o que muitos querem atualmente.

Escrito por José Antunes, do Expresso Clix.
Publicidade:

Nenhum comentário: