sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Japão testa acesso ao Second Life através de aparelhos celulares

Projeto estaria sendo tocado pela Sun e pela operadora NTT DoCoMo. Cerca de 100 beta testers japoneses já estariam avaliando o serviço, com expectativa de lançamento público para 15 de Dezembro.

A notícia do desenvolvimento, no Japão, de um projeto que permitirá, ainda em 2007, o acesso ao Second Life através de aparelhos celulares, sacudiu o mercado de tecnologia nos últimos dias. Uma aplicação neste sentido estaria sendo produzida numa parceria entre a Sun e a maior operadora de tecnologia móvel 3G do Japão, a NTT DoCoMo. O objetivo é dar acesso ao metaverso, em qualquer lugar do país, através de dispositivos móveis, pela rede celular da operadora. O projeto vinha sendo tocado em sigilo, mas a informação vazou nesta semana e a notícia se espalha pela internet.

Segundo a fonte japonesa, que forneceu fotos e diagrama do funcionamento do projeto, cerca de 100 beta-testers foram recrutados nas últimas semanas, recebendo aparelhos equipados com um cliente 3D do Second Life, aparentemente baseado na plataforma J2ME (Java). Não se sabe ainda se o navegador móvel é licenciado, ou não, pela Linden Lab. Porém, o site TokyoZERO publicou as especificações técnicas, em japonês, necessárias para rodar a aplicação.

A fonte (um dos beta-testers) informa também que o acesso ao Second Life via celular tem expectativa de lançamento, somente no Japão, para o dia 15 de Dezembro. Apesar de todo país contar com acesso a internet em altíssima velocidade, via rede celular, nem todos os aparelhos serão compatíveis com o recurso. Em breve, a própria NTT DoCoMo divulgará informações oficiais sobre o serviço, que não será gratuito, e uma lista de aparelhos compatíveis com o cliente 3D Java do Second Life, ainda em fase de finalização.

Veja o esquema de funcionamento do Second Life via celular:


Com informações da Wireless Watch Japan.

Nenhum comentário: