terça-feira, 9 de outubro de 2007

Linden Lab trabalha em sistema de navegação web através de primitive

O projeto "HTML on a Prim" permitirá acesso dinâmico à páginas de internet dentro do Second Life. Este recurso poderá estar presente no próximo preview do cliente SL e efetivação é prometida ainda para 2007.


Após implementar, no beta grid do Second Life, a versão 4 do motor gráfico e de movimentos Havok, a Linden Lab anuncia estar trabalhando em mais uma novidade: o projeto "HTML on a Prim". Trata-se de um recurso que permitirá aos desenvolvedores aplicarem janelas de navegação html/web em quaisquer primitives, tornando-os browsers compatíveis com quase todos os sites conhecidos.

Recurso "HTML on a Prim" está em fase de testes fechados e
deve ser efetivado nos próximos meses


Imagine, por exemplo, estar visitando uma determinada ilha e lá encontrar uma 'lan house' virtual. Como no mundo real, você senta defronte um micro e passa a acessar seus e-mails, orkut, blogs, e tudo mais que a internet convencional oferece. A idéia da Linden Lab, neste caso, é manter o usuário navegando pelo Second Life por mais tempo, implementar maior integração do metaverso à web e facilitar a divulgação de conteúdos pré-existentes em outras mídias.

Para que o recurso seja aberto à testes públicos, é necessário corrigir diversos problemas de compatibilidade, que tem dado uma certa dor de cabeça aos técnicos da Linden. Entre eles o mini-player Flash, quando roda arquivos FLV (essencial para acessar o YouTube e outros sites semelhantes), e o emulador de runtime java. Alguns sites produzidos em Ajax também não funcionam corretamente. Contudo Callun Linden, responsável pelo projeto, diz que sua equipe está muito otimista e continua aperfeiçoando as compatibilidades mínimas necessárias ao API, que permitirá inserir um navegador web como textura dinâmica em um primitive.

Callun disponibilizou uma página wiki, que contém informações e demandas ativas para o aperfeiçoamento de mídias em um terreno. Nela inclue-se o projeto HTML on a Prim. Através deste wiki qualquer usuário poderá acompanhar o andamento dos trabalhos e até mesmo saber, em primeira mão, a data exata para liberação dos primeiros testes públicos, via beta grid.

Publicidade:

Um comentário:

Anônimo disse...

e como isso vai funcionar???? vai ser aplicado diretamente a primitiva, sem nessecidade de utilizar os recursos da ilha???? ou vai ser complicado como por uma stream de vídeo??????

tks se alguém souber a resposta hehe