quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Sundown apresenta, no Salão Duas Rodas, moto lançada no Second Life

Todo projeto publicitário da montadora, no metaverso, está a cargo da agência VM2. Triciclo conceito será finalmente apresentado no mundo real.

A Sundown Motos (www.sundownmotos.com.br) é uma empresa 100% brasileira e é a 3º marca de motos mais vendida no Brasil. Através de iniciativa pioneira, a Sundown Motos foi a primeira fabricante de motocicletas do país a montar uma estrutura e um projeto no Second Life. O objetivo foi realizar o lançamento exclusivo no metaverso (antes mesmo da vida real) do modelo Sundown 3 Rodas, utilizando o metaverso como plataforma de pesquisa e experimentação junto aos usuários.


O projeto utilizou o metaverso para testar a aceitação dos clientes com o novo produto, além de divulgar a marca por permitir que os usuários fizessem test drives e circulassem livremente com motocicletas Sundown pelo Second Life. O projeto foi concebido em conjunto com a Agência VM2 (www.vm2.com.br) que é administradora da ilha Brasil Corporativo no Second Life. A ilha é um espaço com proposta 100% corporativa e que abriga e já abrigou mais de 40 projetos de empresas dos mais variados segmentos.

Além disso, a ilha Brasil Corporativo desenvolve projetos de co-branding utilizando empresas da real life e do Second Life para aumentar e manter a visitação e o sucesso dos projetos como foi o caso da Sundown Motos cujas ações foram:

Criação de concessionária virtual

Com localização de destaque na ilha Brasil Corporativo, a concessionária virtual ocupava um espaço equivalente a 4.000 m2 e tinha toda a ambientação baseada nas concessionárias Sundown Motos na real life. Além disso, possuía espaço para exposição das motos, área de relacionamento e pista para test drive.

Desenvolvimento da Sundown 3 Rodas: a moto foi criada antes mesmo da existência no mundo real e possuía características inovadoras como: 3 rodas, design extremamente moderno e ar condicionado. Além do modelo original, foram criadas diversas variações de cores para agradar a todos os avatares. Os visitantes da concessionária poderiam adquirir as motos da cor que desejassem e realizar o test drive. Além disso, poderiam carregar consigo as motos para onde quisessem.

Para garantir o relacionamento com os visitantes e cumprir a finalidade principal que era a pesquisa de opinião e interesse, foi instalado um atendente virtual na concessionária, ficando este responsável por orientar e solucionar dúvidas dos visitantes, além de realizar pesquisas de opinião e satisfação. Com um turno médio de 6 horas diárias, o atendente virtual auxiliou na conclusão do estudo e no sucesso da ação.

Os resultados repercutiram dentro e fora do Second Life. Foram mais de 50.000 visitas na concessionária virtual e mais de 3.500 test drives em 3 meses de ação. Além disso, inúmeras notícias a respeito do projeto foram publicadas tanto em mídia on-line especializada quanto em renomados veículos off-line como grandes jornais e revistas, incluindo mais de 17.000 acessos, em menos de duas semanas, ao vídeo de divulgação do projeto, postado no You Tube.


A Sundown Motos conseguiu utilizar o Second Life como uma plataforma de pesquisa junto aos consumidores. Através dos test drives e do atendimento na concessionária virtual foi possível conhecer as expectativas dos consumidores/ avatares a respeito do produto e possibilitou a criação dos protótipos para darem vida ao produto no mundo real.

A empresa identificou a característica do Second Life de impactar na decisão de compra dos consumidores bem como ser não só uma forma de exposição de marca e relacionamento, mas também uma ferramenta de pesquisa de mercado, intenções e perspectivas dos usuários. O maior resultado será apresentado no próximo Salão Duas Rodas, a se realizar do dia 16 a 21 de outubro em São Paulo. A Sundown Motos, com base na pesquisa realizada no Second Life apresentará na Real Life o seu projeto Sundown 3 Rodas.

Press release: Maria Emília Torcato
Redatora Publicitária
VM2 - Agência Digital
Gerando Interações Digitais de Resultados
11 4193-4919www.vm2.com.br


Publicidade:

Um comentário:

Anônimo disse...

Show de bola!!!