quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Usuários do Second Life preferem avatares parecidos com versão real

Estudo feito pela eCMetrics aponta que 70% criam avatares parecidos com si mesmos.

Sete em cada dez usuários do Second Life na América Latina criam seus avatares (representações virtuais) com personalidades similares às suas próprias e querem que o mundo virtual se pareça cada vez mais com a vida real, segundo um estudo da eCMetrics. A pesquisa eCMasterProfile-SL, encomendada pela Vázquez & Junqueira Arquitetos, foi realizada entre agosto e setembro de 2007, com 1.267 internautas, por meio de entrevistas online.

De acordo com a pesquisa, 70% dos internautas latino-americanos, independente do país em que vivem, jogam on-line ou acessam portais de mundos virtuais na internet. Destes, 67% já ouviram falar no Second Life, principalmente por meio de amigos e navegando na rede. Os brasileiros se destacam em relação a outros países da região por manterem pelo menos dois avatares no game virtual, enquanto os outros latinos possuem apenas um avatar.

Outra particularidade dos usuários brasileiros do Second Life é que eles o consideram mais um lugar de diversão (63,7%) do que de relacionamento (30,3%), ao contrário dos demais latinos, que priorizam relacionamento (44,6%) a diversão (43,8%) na plataforma.

Negócios virtuais

O estudo indica que há potencial para a venda de propriedades entre os latino-americanos - 70% não possuem propriedades virtuais e, destes, 80% gostariam de adquirir uma. Os usuários percebem o espaço como um ambiente propício para transações comercias - cinco em cada dez usuários o consideram um lugar muito seguro ou seguro para efetuar operações de e-commerce.

A marca também é beneficiada pela presença no mundo virtual, segundo os internautas ouvidos - para 80,6% dos brasileiros, estar presente no metaverso é positivo ou muito positivo para uma marca. Entre as marcas mais lembradas pelos usuários brasileiros no mundo virtual estão Coca Cola (11,4%), Nike (6%) e Globo (5%). Ao serem perguntados sobre o que poderia melhorar no metaverso, os usuários pediram para que a plataforma se torne mais leve, rápida de navegar, e compatível com mais PCs.

Origem: IDG Now!

Nenhum comentário: