segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Primeira tese virtual do Second Life é apresentada em universidade italiana

Dois graduandos, alunos da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Roma La Sapienza, como "modernos manipuladores de marionetes", colocarão em evidência a modalidade inédita de interação dos dois avatares com o público.

Os estudantes italianos Matteo Loddo e Alessandro Ciaralli, ou melhor, seus avatares (personagens criados para interagir em ambientes virtuais), serão, no próximo dia 21, as primeiras pessoas no mundo a defender um trabalho de conclusão de curso em Digital Puppetry (técnica de manipulação virtual de figuras e objetos), na verdade, animando e fazendo falar seus alter egos virtuais em tempo real com tecnologia 3D.

Indo bem além das possibilidades expressivas contidas nos avatares do Second Life, a Digital Puppetry permite que um personagem em três dimensões ganhe vida, mova-se, dance, cante, fale e toque instrumentos virtuais segundo a vontade de seu animador.

O projeto, que abre possibilidades expressivas absolutamente novas, tanto no âmbito televisivo quanto teatral, foi desenvolvido por uma empresa italiana de manipulação digital em parceria com o Grupo de Bioengenharia do Instituto Universitário de Ciências Motoras, de Roma, e com uma empresa inglesa especializada em captação digital de movimentos.

Os dois graduandos, alunos da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Roma La Sapienza, como "modernos manipuladores de marionetes", colocarão em evidência a modalidade inédita de interação dos dois avatares com o público e com a banca examinadora e controlarão seus alter egos 3-D em tempo real graças a dispositivos tecnológicos muito sofisticados como o multi-touch pad e estações gráficas 3-D especializadas.

Origem: ANSA.
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