terça-feira, 20 de novembro de 2007

Second Life: grandes oportunidades
Por Vinícius Pinheiro*

As oportunidades neste ambiente despertam cada vez mais interesse de empresas que buscam resultados reais a partir do mundo virtual.

A evolução da tecnologia parece não encontrar barreiras para transformar a sociedade, ditando mudanças na forma como trabalhamos, buscamos conhecimento, nos comunicamos e nos relacionamos. Nesta direção, a internet que conhecemos hoje, mesmo tendo evoluído muito na última década, ainda apresenta algumas limitações e baixa interatividade com o usuário. É por isso que o Second Life está sendo considerado a maior revolução da web: um espaço onde as pessoas interagem não simplesmente com páginas, mas com lugares, acontecimentos, pessoas e produtos.

O Second Life é um mundo virtual tridimensional, acessado em tempo real por milhares de pessoas que caminham, viajam, constroem edificações, criam, compram e vendem produtos, trabalham, vão a festas e o que mais você imaginar. Literalmente, uma segunda vida. O mundo virtual desenvolvido pela empresa Linden Lab pode ser acessado por qualquer pessoa que tenha acesso a internet, preferencialmente contando com banda larga. A utilização do aplicativo é muito simples. A partir do cadastro, que pode ser realizado em www.secondlifebrasil.com.br, é criado um avatar, a representação virtual – ou personagem - de um usuário do Second Life. No endereço antes citado é baixado o aplicativo através do qual é possível acessar a “segunda vida”.

As oportunidades neste ambiente despertam cada vez mais interesse de empresas que buscam resultados reais a partir do mundo virtual. Foi amplamente noticiada a primeira milionária do Second Life, Anshe Chung, que gerou uma fortuna real, ou seja, se convertida sua conta em Linden dólares, moeda do Second Life, para Dólares Americanos, ela possui mais de US$ 1 milhão. Esta riqueza foi obtida a partir de compra e venda de terrenos virtuais. Diversas empresas, como a IBM, disponibilizam vendedores no mundo virtual para comercializar produtos reais e também utilizam o Second Life como ferramenta de ensino a distância.

O programa está apenas engatinhando no Brasil, uma vez que o lançamento da versão nacional ocorreu há poucos meses. Mas o crescimento está acontecendo de forma muito rápida. Estima-se que o número de brasileiros irá avançar dos atuais 500 mil para 2 milhões de habitantes em abril de 2008. Números significativos inclusive para a população global do Second Life que atualmente conta com mais de 8 milhões de avatares. O metaverso irá fazer parte de nosso dia-a-dia e as empresas que gerarem valor para seus clientes a partir do uso deste mundo virtual, além de associar o conceito de inovação a sua marca, estarão descobrindo diferentes maneiras de fazer negócios reais através desta tecnologia.

* Vinícius Pinheiro é diretor da Vialak, empresa especializada em desenvolvimento de negócios para mundos virtuais.

Origem: Baguete.
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