quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Second Life: O Guia Oficial é a 'bíblia' da segunda vida

A grande vantagem do livro para os sites que se prestam a dar dicas aos navegantes sobre a utilização do Second Life é que, na publicação, tudo vem bem explicadinho, tintim por tintim.

Quem já se arriscou pelo Second Life - vulgo SL - sabe que é bem complicadinho esse programa que, no ambiente digital em 3D, propõe outras possibilidades de vida além dessa que temos aqui no mundo real. Esta blogueira não tem muita paciência para essas coisas, por isso é quase uma nulidade em assuntos "secondlifísticos" - o meu avatar, de tão fora de uso, enferrujadíssimo, é do tipo que mal consegue andar em linha reta e, quer saber, tá tudo bem. Mas há aqueles que adoram o mundinho SL e querem explorar todas as mil possibilidades que o programa oferece. Para esses, a Ediouro colocou nas prateleiras das livrarias um livro que promete agradar. Trata-se de "Second Life: O Guia Oficial", um calhamaço de 360 páginas que garante ensinar aos leitores todos os segredos para ter uma segunda vida bem emocionante e movimentada .

A grande vantagem do livro para os sites que se prestam a dar dicas aos navegantes sobre a utilização do Second Life é que, na publicação, tudo vem bem explicadinho, tintim por tintim, e, principalmente porque os autores, que são os responsáveis por todas as orientações e macetes, são funcionários da Linden Lab ou usuários tão antigos da ferramenta que acabaram sendo recrutados para testar e colaborar com os criadores do programa, contribuindo bastante com o aperfeiçoamento de recursos, atalhos e funções.

Em "Second Life: O Guia Oficial", o internauta vai encontrar, em 13 capítulos e cinco apêndices, todas as informações que precisa para começar no mundo e para evoluir ali dentro. Para os iniciantes, por exemplo, é fundamental o capítulo dois, que ensina os primeiros passos: em qual sistema operacional deve ser instalado o programa, como criar o seu avatar e deixá-lo fisicamente parecido com o que você é ou gostaria de ser, como ativar janelas de chat e fazer amigos, como ajustar a câmera para dar a você a sensação de estar vendo em primeira pessoa o que acontece ao redor do seu avatar.

Depois que já adquirir certa desenvoltura, o residente vai aprender a ganhar os Linden Dollars - sim, como no mundo real, nada muito emocionante pode ser feito no SL caso não se tenha grana. Ainda há, no livro, um passo-apasso para aproveitar a geografia do mundinho, as regras de etiqueta, os comportamentos e tudo mais que for possível fazer dentro do programa - e muita coisa é possível, desde voar até adquirir órgãos sexuais de tamanhos descomunais.

Hoje, o Second Life é um mundo habitado por oito milhões de avatars dos mais variados cantos do planeta. No Brasil, assim como outras ferramentas de relacionamento social - com destaque para o Orkut e o MySpace -, o SL é um sucesso. Não dá para precisar quantos dos residentes do mundinho virtual são brasileiros , mas estima-se que seja algo ao redor de 45% - o que dá ao país o título de segunda maior comunidade no SL. O número de brasileiros vivendo a segunda vida, aliás, está em pleno crescimento desde abril, quando foi lançada a versão do programa em português .

SECOND LIFE O GUIA OFICIAL
VARIOS AUTORES

ISBN: 9788500019616
Editora: EDIOURO
Número de páginas: 360
Encadernação: Brochura
Edição: 2007
Sinopse: Representação virtual do mundo que conhecemos, o "Second Life" é uma terra feita de bytes em constante evolução, criada para permitir a felicidade de quem entra nesse universo. Esse livro é um guia exclusivo que oferece dicas, análises e informações sobre a vida nesse mundo em 3D, habitado por mais de 8 milhões de pessoas.

O livro pode ser comprado via internet através de portais como o Siciliano, Submarino, Fnac, Saraiva, Melhoramentos, Galileu, Cia. do Livros, etc., ou em livrarias espalhadas pelo Brasil.

Clique aqui para comparar preços no BuscaPé.

Escrito por Liliane Pelegrino, para O Tempo.
Publicidade:

Nenhum comentário: