domingo, 9 de dezembro de 2007

Linden Lab prepara sistema de telefonia oficial para o Second Life

Agora é a vez da própria gestora do metaverso lançar mão de uma tecnologia que permitirá aos residentes receberem chamadas originadas do mundo real. O vVice-presidente Joe Miller confirmou que também haverá suporte para 'voicemail'.

A Linden Lab, fundadora e administradora do Second Life, está trabalhando em uma nova tecnologia que permitirá aos avatares receberem chamadas telefônicas originadas no mundo real. A partir do primeiro trimestre de 2008, residentes do metaverso poderão obter números de telefone 'reais', para onde qualquer pessoa poderá realizar ligações afim de contactá-los. Esta nova tecnologia será empregada em conjunto ao já existente sistema de voz.


Respondendo à pergunta de um avatar, em uma entrevista pública realizada pelo InformationWeek e pelo Dr. Dobb's Journal, o vice-presidente da Linden Lab, Joe Miller, confirmou que este sistema 'oficial' de telefonia será compatível com serviços de 'voicemail' (correio de voz), por onde qualquer usuário poderá ouvir mensagens sonoras pré-gravadas, tanto a partir do mundo real, e também via e-mail, como originadas do próprio Second Life.

A assessoria de comunicação da Vivox, desenvolvedora responsável pelo atual sistema de voz que opera no main grid do metaverso Linden, desde Agosto deste ano, em resposta a uma pergunta sobre o assunto, disse que "alguns avatares 'amam' ter a possibilidade de conversar entre si. Contudo, outros sentem que a voz pode comprometer seu direito ao anonimato. Nosso sistema é, de qualquer forma, um sucesso absoluto e estamos empenhados em colaborar com a Linden Lab na viabilização deste novo sistema 'Voip', que estão incorporando ao Second Life. Estamos realmente animados com isso".

Esta não é a primeira iniciativa para incorporação de telefonia ao Second Life. Meses atrás, a operadora Vodafone lançou, com algum sucesso, um sistema no qual seus clientes poderiam realizar chamadas para os avatares e também receber estas chamadas, através do uso de um HUD gratuito e da compra de créditos, no site da empresa. Este sistema também permite enviar e receber torpedos. O problema é que a Vodafone não está presente em todos os países e apenas seus clientes podem utilizar o recurso.

Mas em 2008, com a iniciativa da Linden Lab, qualquer residente terá direito a este tipo serviço. Não sabemos ainda se o mesmo será gratuito ou se haverá algum custo, nem como será feita a cobrança. Mas, pela nossa experiência e pelo próprio perfil comercial do Second Life, são praticamente remotas as chances de podermos fazer ligações para nossos amigos avatares, sem pagar absolutamente nada por isso. Vamos aguardar para ver como será, de fato.

Nenhum comentário: