quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Turbulência na Linden Lab: Philip Rosedale demite Cory Ondrejka

O nº 4 da Linden, também conhecido como 'Cory Linden', foi uma das primeiras pessoas a abraçar o projeto Second Life, além de ser o autor do Linden Scripting Language (LSL). A princípio ele teria pedido para sair. Mas rumores dão conta que sua saída foi causada por diferenças 'irreconciliáveis' com o fundador da companhia.

Uma notícia importante tem chacoalhado os bastidores da Linden Lab, companhia que administra mundialmente o Second Life. Segundo informações do blog Massively (antigo Second Life Insider), o CTO e nº 4 da empresa, o sérvio Cory Ondrejka (foto), foi afastado de suas funções e da Linden Labm, por solicitação do CEO Philip Rosedale.

A importância do fato se dá pelo relevância de Ondrejka em relação à própria existência do Second Life. Ele foi a quarta pessoa a ingressar no projeto, em março de 2001, e porque é o criador do LSL (Linden Scripting Language), além de ter produzido toda a engenharia que 'conecta' os elementos tecnológicos do metaverso. Em resumo, era o 'chefão de tecnologia' da Linden. No Second Life, habitava através do seu famoso avatar 'Cory Linden'.

A saída do chefe de tecnologia vazou nesta semana, com rumores atestando que era o próprio Ondrejka que desejava 'abandonar o barco'. Entretanto, uma cópia de um e-mail foi encaminhada à redação do Massively indicando a verdadeira natureza da demissão: Rosedale e Ondrejka matinham recentemente diferenças profissionais em relação aos rumos do Second Life, o que fatalmente evoluiu para 'diferenças pessoais irreconciliáveis'.

O e-mail é um memorando escrito pelo próprio Rosedale, enviado somente aos funcionários, mas que alguém da Linden fez vazar anonimamente à imprensa. A carta segue:

"Cory vai deixar a Linden Lab. Ele esteve conosco durante quase 7 anos e foi a quarta pessoa a participar deste projeto. Isto é muito importante. Cory forneceu uma enorme contribuição à companhia, tendo concebido partes importantes do SL. Contratou muitas pessoas, contribuiu fortemente para a cultura virtual, sendo uma voz poderosa na Linden Lab e no metaverso. Entre outras coisas, ele tinha a originalidade, o amor e a criatividade para escrever o fabuloso LSL (Linden Scripting Language). Graças a ele, todos nós começamos a erguer este grande mundo virtual em 2001. Perdê-lo será muito difícil para a companhia. Ele nos fará muita falta. Principalmente a mim, que tive de assumir o ônus do que tive de decidir.

Eu e o Cory desenvolvemos desentendimentos sobre a forma em que pensamos que o Second Life e a Linden devem ser conduzidos. Nos últimos meses, porém, estas diferenças se tornaram irreconciliáveis. Quando éramos pequenos, era mais fácil administrar estes desentendimentos, o que nos ajudava também a encontrar caminhos corretos, sempre em conjunto, para melhorar o sistema. Mas agora, como a Linden Lab é uma grande companhia, penso que a harmonia de pensamentos é vital para mantermos nossa rota de crescimento, e isso envolve diretamente o setor de tecnologia (administrado por Ondrejka). Acredito, finalmente, que esta é a decisão correta, embora não sem dor, tanto para a Linden como para Cory. Evidentemente não vou entrar em detalhes sobre nossas diferenças surgidas ao longo deste caminho. Este é um dos momentos em que, como líder desta companhia, devo pedir que confiem na minha decisão."

Linden confirma saída mas nega demissão

Este e-mail causou uma corrida da imprensa à Linden, na busca de maiores informações, devido à magnitude da mudança, em vista da importância de Cory Ondrejka ao Second Life. As publicações mais pessimistas chegaram a informar que a Linden estaria passando por uma grave crise administrativa. Outros levantavam boatos de que Cory nunca foi a favor do cronograma de implementações tecnológicas ao Second Life (voz, windlight, etc.) por achar que o grid não estava preparado para os aperfeiçoamentos. Apesar de Ondrejka ser o chefe de tecnologia da Linden, todas as decisões obviamente passavam por Rosedale, que deve assumir interinamente a gestão técnica do Second Life.

Para tentar conter a onda de rumores, a Linden Lab respondeu à consulta da CNET News.com sobre a veracidade das declarações de Rosedale no memorando. O próprio CEO da companhia confirmou que Cory Ondrejka estava saindo, mas por vontade própria, pois ele mesmo estaria interessado em buscar seus novos objetivos profissionais e pessoais, fora da Linden.

"Gostaríamos de agradecer publicamente ao Cory, nesta oportunidade, pela grande contribuição para a sociedade e para o Second Life, em termos da sua visão inicial e contínuo progresso. Como o nosso metaverso cresce ininterruptamente, as necessidades da Linden também estão mudando. Por isso, o papel do CTO também mudou. Portanto, eu e o Cory estamos de acordo em que os nossos caminhos, a partir deste ponto, devem seguir direções diferentes. Cory, durante seu período de gestão técnica do Second Life cresceu muito, profissionalmente", disse Rosedale à CNET.

"Mesmo assim, levando em conta a minha e a experiência do resto da equipe, posso prever que não haverão impactos perceptíveis na gestão técnica no Second Life, nem em nossos planos de desenvolvimento. Juntos, eu e Cory produzimos grande coisas na criação do SL. E por isso tenho certeza que ele alcançará com excelência suas novas metas, no campo de trabalho que desejar", conclui.

Com informações do Massively e do CNET.
Publicidade:

Nenhum comentário: