quarta-feira, 13 de junho de 2007

Banco do Brasil anuncia investimentos em 'Web 2.0' e no Second Life

Novo portal da instituição será lançado na sexta-feira, com filosofia de "web 2.0 interna". Ilha no Second Life já está em planejamento.

Com 73 expositores e tendo como tema a mobilidade, começou nesta quarta-feira (13/06) em São Paulo a 17ª edição do Ciab. Na abertura, Carlos Eduardo Corrêa da Fonseca, presidente da Federação Brasileira dos Bancos, Febraban, ressaltou a necessidade da padronização dos processos e do desenvolvimento de uma estrutura específica para este tipo de operação. "Só assim, conseguiremos universalizar os meios de pagamento por meio do celular", afirmou.

Na seqüência, Antônio Franscisco de Lima Neto, presidente do Banco do Brasil, falou da importância da tecnologia para o desenvolvimento do banco e anunciou o novo portal da instituição, que será lançado na próxima sexta-feira (15/06). "Hoje é difícil imaginar o sistema bancário não operando de forma online, mas há 25 anos quando o sistema foi lançado a implantação desta nova tecnologia representou uma quebra de paradigma", destacou. Segundo ele, as transações pela internet representam 20% das operações do banco, com oito milhões de clientes habilitados para utilização.

O vice-presidente de tecnologia do Banco do Brasil, Manoel Ruy Gimenes, afirmou que a nova estrutura levou apenas 120 dias para se consolidar e contou com a colaboração de mais de mais de 100 técnicos do banco e de parceiros. "É um portal para o cliente, não de consulta, mas de negócios, com todas as páginas dinâmicas e interativas", detalhou.

Web 2.0 e Second Life

Com filosofia "web 2.0 interna", o novo portal permite que as áreas de negócio do banco colaborem com o seu desenvolvimento, sendo responsáveis por colocar os conteúdos, sem precisar da área de TI para isso. "No futuro não muito distante, com ainda mais evolução, possibilitaremos o relacionamento dos clientes com o banco, e com seus fornecedores e clientes", adiantou. De acordo com Gimenez, o banco também deve anunciar em breve sua entrada entrada no Second Life.

Ainda na abertura do Ciab, o presidente do Banco do Brasil também anunciou o lançamento da última etapa do Projeto Data center, de acordo com ele, a primeira Parceria Público-Privada Administrativa do País, que prevê a construção de mais de 24 mil m² para processamento e armazenamento de dados do banco. "Tivemos há duas semanas a habilitação dos concorrentes, e hoje, acontece o pregão que definirá nosso parceiro pelos próximos 25 anos", comentou.

Por Gustavo Brigatto
Fonte: iTweb.

Nenhum comentário: