O mundo virtual cria boas oportunidades na vida real.
Se encontrar Morpheus Kit num passeio pelo Second Life, não amole. O avatar está ali a trabalho, testando ambientes. Morpheus Kit é a representação no mundo virtual do paulista José Ricardo Gejão Dourado, 25 anos, um dos profissionais mais bem cotados no momento para inserir uma empresa dentro do Second Life. Dourado conhece muito de plataforma 3D, projeta os ambientes com eficiência e tem olho treinado para dizer quais objetos e texturas vão ou não passar a idéia de realismo para o usuário. Foi ele quem modelou toda a ilha do Rio de Janeiro no SL, produzindo um calçadão de Copacabana rico em detalhes. Por tudo isso, foi promovido. Há seis meses, ele passou de webdesigner pleno a coordenador de uma equipe de sete profissionais de modelagem na Kaizen Games, a empresa que trouxe o SL para o Brasil.
O MERCADO
Embora não sejam exatamente uma novidade, os ambientes virtuais 3D vivem um boom entre as empresas, criando um novo mercado para programadores, produtores de conteúdo e profissionais focados em usabilidade. Segundo Emiliano de Castro, diretor de marketing do Second Life Brasil, há grande procura por programadores e especialistas em modelagem 3D. Mas a quantidade de profissionais preparados para esse mercado é baixa. “Há empresas com agonia para encontrar pessoal qualificado”, diz Castro. A maior demanda, segundo Abel Reis, vice-presidente de tecnologia da AgênciaClick, que produz ambientes para o SL, é por programadores de linguagens de script, como JavaScript, ActionScript, C e PHP. A familiaridade com scripts ajuda o profissional a programar em LSL (Linden Script Language), a linguagem da americana Linden Lab, criadora do Second Life. E a LSL lembra Java.
“Quem conhece computação gráfica, linguagens de script e já trabalha com essas ferramentas na construção de jogos tem meio caminho andado”, afirma Romero Tori, professor associado da Escola Politécnica da Universida-de de São Paulo (USP) e estudioso dos mundos virtuais. Mas antes de buscar oportunidades de trabalho, Tori recomenda aos programadores que turbinem seus conhecimentos de script com noções de espaço e modelagem 3D e reforcem a capacidade de processamento de seus computadores e a velocidade da banda larga.
AS OPORTUNIDADES
Boas chances de trabalho nesse mercado estão surgindo, segundo Castro, nas pequenas produtoras criadas para desenvolver objetos para o SL. Outra possibilidade é a prestação de serviço remoto, que pode render clientes nos quatro cantos do mundo aos programadores habilidosos. “Dá para fazer um script com um elevador subindo em direção ao céu, por exemplo, e colocar à venda dentro do Second Life como pacote de software”, sugere Reis. É também importante que o profissional trabalhe sua imagem e suas competências dentro do ambiente virtual para poder, assim, receber indicações de clientes. Os ganhos, ainda em fase de definição no mercado, partem do piso atual para categorias aparentadas (veja as faixas salariais abaixo).
Quem acumula conhecimento em SL beneficia-se rapidamente. É o caso de Marcelo Liberato, coordenador de desenvolvimento da AgênciaClick, o Marcelo Ning do mundo virtual. Aos 24 anos, esse paulistano integra o trabalho de profissionais de 3D, design e programação (interação e definição do funcionamento) e acumula know-how em todas as etapas dos projetos — desde o planejamento até a entrega. Formado em Ciências da Computação, Liberato não tem dificuldade em desenvolver espaços e objetos escrevendo código na unha. De ajuda, conta apenas com editores de texto simples, que colorem a sintaxe, separando funções de parâmetros, por exemplo. Para modelagem, usa as ferramentas do SL, que possuem objetos predefinidos em formas primárias, ou importa objetos de programas 3D convencionais.
A FORMAÇÃO
Se o programador precisa saber script, quem quiser ser modelador de Second Life terá de aprender a trabalhar com software 3D — caso do 3D Studio e do Maya, ambos da Autodesk — e possuir boas noções de perspectiva. Geralmente, modeladores têm formação em desenho industrial ou programação visual. Quem optar por trabalhar com criação deve entender de desenho e de fotografia digital, para poder criar pisos, quadros, texturas e logomarcas com realismo.
Dourado, o Morpheus Kit, formou-se em Publicidade, interessou-se por webdesign e foi atrás de cursos de Photoshop e 3D Studio Max. “O primeiro me ensinou a manipular imagens e a criar texturas para os modelos 3D. O segundo me deu a base necessária para entender como trabalhar com plataformas tridimensionais e modelar objetos”, diz o coordenador da Kaisen Games.
O aprendizado nessa área, Dourado sabe, nunca termina. “Estou me aprimorando cada vez mais na parte de arquitetura, que era algo que eu sentia deficiência”, afirma. Isso ele faz lendo livros sobre arquitetura e urbanismo.
OS SALÁRIOS DO SL
Faixa salarial por cargo*, em reais:
- MODELADOR: 1,8 mil a 2,4 mil
- PROGRAMADOR: 1,4 mil a 4,8 mil
- COORDENADOR DE PROJETO: 4,5 mil a 5,8 mil
Escrito por Françoise Terzian, da INFO Online
Um comentário:
É muito bom saber essas cifras!!
- E pensar que em um mês consegui fazer uma campanha de 03 semanas sem gastar nenhum centavo de real!!
- Alias, estou a oferecer meus serviços por bem menos e algumas L$ Lindes Dollar ou será que teremos que tabela a mão de obra no SL!!!
- Fica uma dúvida, já apareceram mais 05 empresas para que eu fizesse as campanhas de divulgação no Second Life e esse preços só vão facilitar meus orçamentos de projetos DE AGORA EM DIANTE- ;-D!!
MUITO BOA MATÉRIA DO BLOG!!
O mesmo já trabalha diretamente com realidade virtual desde 1999, envolvido com Vôo Virtual e Simulação Aérea pela internet a ponto de seu último projeto receber recursos na ordem de R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais), ele mesmo justifica, afirmando e garantindo que esses mesmos investimentos serem insignificantes, tendo em vista o custo benefício para futuras gerações de profissionais do setor aéreo e aeronáuticos nas diversas áreas de segurança, treinamento e instrução de vôo!!
Começou do zero no SL, e hoje tem uma loja alugada em um shopping por três semanas e tem parceiras junto a mais duas lojas que fazem a divulgação de sua marca com banner da Balsamo Perfumes, ainda contratou uma secretária executiva e uma gerente de vendas e preparou toda equipe para fazer uma das maiores e a 1ª campanhas de perfumes do SL do Brasil.
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