terça-feira, 11 de setembro de 2007

Second Life tem réplica do memorial às vítimas do 11 de Setembro

Sobrevivente dos atentados às torres gêmeas construiu um local de homenagens em ilha patrocinada pelo grupo World Trade Center. Inauguração ocorre hoje.

Existem vários exemplos de "torres gêmeas" sendo reconstruídas no mundo virtual do Second Life. Porém, por ocasião de mais um aniversário daquele dia terrível, gostaríamos de chamar a atenção para um local no SL que merece nossa menção: a ilha World Trade Center. Enquanto escrevemos esta matéria, a mesma será finalizada em instantes, e terá sua abertura oficial no mesmo horário da colisão do primeiro avião com uma das torres. O objetivo da iniciativa não é procurar as causas dos atentados de 11 de Setembro, ao contrário, lembrar das milhares de almas que pereceram vítimas das atrocidades sem precedentes daquele dia.


Trata-se de uma experiência solene. Em torno de um espelho d'água existe uma passagem. Nas paredes e revestimentos das bordas do local existem painéis com a lista dos nomes de todas as vítimas. As placas se assemelham às paredes com nomes dos soldados mortos na guerra do Vietnã, em Washington. Um aspecto simples, sombrio e assustador deste lugar é replicado na ilha WTC. A superfície lisa da parede, por si só, é "quebrada" por filetes de água da chuva, representando "lágrimas" que rolam por sobre os nomes dos mortos.

Trovões ecoam sobre o lugar e a chuva começa a cair em um determinado momento. O memorial é um local solene e de respeito. Seguindo atrás destas paredes, próximo à entrada da ilha, encontram-se mosaicos com centenas de fotografias das vítimas, um lembrete a mais sobre os acontecimentos do 11/09 e sobre as pessoas que nos deixaram naquele dia.


A construção do memorial às vítimas do 11 de Setembro foi realizado por Liam Kanno (alter ego de Odin Liam Wright), do V3 Group. Para Liam, um dos mais respeitados designers do Second Life, este não é mais um trabalho no mundo virtual. Ele esteve no "marco zero" durante do fatídico dia e é um dos milhares de sobreviventes dos atentados. "Acredito que meus amigos de Nova York encontrarão um local de profunda reflexão e memória de outros amigos que perdemos naquele dia. Este trabalho é uma homenagem também a todas as 82 nações que perderam seus compatriotas durante os ataques terroristas. Espero que, pelo menos no mundo virtual, seja mais fácil a todos prestarem suas homenagens às vítimas e assim manter em mente de que a intolerância entre as culturas deve ser combatida a cada dia", disse Liam Wright em sua declaração.

Clique aqui para visitar o memorial às vítimas do World Trade Center.
Visite também o "Ground Zero Museum Workshop", neste link.

Nenhum comentário: