Vídeos produzidos no Second Life movimentam a economia real
Entre celebridades, empresas e usuários comuns, a criação do vídeos "machinima" no metaverso está se tornando um grande negócio para quem está investindo nisso.
Enquantos muitos questionam o Second Life como ambiente capaz de gerar bons negócios, outros já avançam em seus empreendimentos e começam a colher resultados bem reais. Recentemente a mídia divulgou que um americano, cujo nome no Second Life é Molotov Alva (foto), negociou com uma indústria cinematográfica americana os direitos sobre 6 vídeos de curta duração da série "My Second Life", produzidos no metaverso e divulgados no You Tube por algum tempo.
Segundo a mídia, os tubarões do cinema não revelaram o valor correto da transação, mas garantiram que ela girou em torno dos seis dígitos, em dólares (e não dólares Linden, a moeda virtual do Second Life). Confira um dos vídeos da série "My Second Life" em www.youtube.com/watch?v=-e716rQAdXw. É natural que, depois do estouro da bolha da curiosidade, haja uma certa nuvem de poeira em suspensão até se definir quem firmou os pés no chão com um projeto viável, mas projetos como o mencionado vídeo demonstram uma tendência que veio para ficar na área do entretenimento. Exemplos no show business não faltam, quando o assunto é a utilização do Second Life para se fazer um vídeo promocional ou clipe.
No ano passado, a banda irlandesa U2 inovou no marketing musical, ao promover um concerto dentro do metaverso da empresa Linden Lab. Existe uma banda chamada U2inSL (U2 no Second Life) que promoveu alguns shows em benefício a várias campanhas de cunho humanístico, com o escopo de promover a imagem das mesmas. O resultado deste show pode ser conferido no You Tube, pelo link www.youtube.com/watch?v=Mro9Qzv--k8. Também a banda baiana Babado Novo, com sua charmosíssima cantora Cláudia Leitte, também gravou um clipe no Second Life. Trata-se do vídeo da música "Doce Paixão", que teve parte da sua trama ambientada no famoso mundo virtual tridimensional. Confira o resultado do trabalho do clipe no link do You Tube www.youtube.com/watch?v=HBkMFVAuLPk.
A partir de Brasília, a indústria da cultura também vem utilizando o Second Life para fazer seu marketing. O consultor, músico e escritor Paulo Ferraz, que lançou o livro Second Life para Empreendedores pela Novatec Editora , testou esta nova mídia ao fazer o clipe "Tic Tac" para divulgar a sua obra. Satisfeito com o retorno do seu produto, desenvolvido com base naquele mundo virtual, Ferraz agora está utilizando o Second Life para promover sua candidatura ao Big Brother Brasil edição 8. Para dar suporte à sua campanha para o reality show, e também ao projeto musical que pretende levar a seguir após o programa, Ferraz produziu o vídeo "Eu, Avatar" (www.pauloferraz.com) para ser remetido à Rede Globo, que já vem obtendo um ótimo retorno junto ao público no site do BBB (www.8p.com.br/bbb/pauloferraz/perfil).
Projetos ligados a universidades brasileiras, tais quais a Cidade do Conhecimento 2.0 e a Ilha Vestibular, com certeza, em breve estarão levando, para o campo do e-learning, a experiência positiva obtida por empresas e pessoas do ramo de entretenimento. Uma coisa é certa: os vídeos produzidos com o uso do novo mundo virtual, cada vez mais, estão se tornando uma fonte de renda e de marketing real.
Mais pessoas investem em machinima de qualidade. Veja:
sexta-feira, 14 de setembro de 2007
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