quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Second Life ganha reprodução da cidade de São Paulo

Cenários como Viaduto do Chá e prédio Martinelli estão na nova ilha Anhangabaú.

O mundo virtual do Second Life amanheceu oficialmente nesta quinta-feira, 13, com o primeiro território dedicado a reproduzir São Paulo. A ilha Anhangabaú, uma das desenvolvidas pela Kaizen Games (que distribui o jogo no Brasil), mistura ícones paulistanos e homenageia moradores da maior cidade do País. A pré-inauguração teve apresentação do Balé da Cidade, na última terça-feira, que encenou o espetáculo "Onde Está o Norte?" no Teatro Municipal virtual. Na noite desta quarta-feira, 12, uma festa apresentou a ilha ao público.

Mais imagens da "São Paulo virtual"

Além do teatro, estão representados cenários históricos das imediações do Centro de São Paulo. O próprio nome da ilha dá idéia de que, ao teleportar para lá, o avatar vai encontrar o Vale do Anhangabaú. Se olhar para cima, vê os edifícios Martinelli e Presidente Altino Arantes (o antigo prédio do Banespa). Para chegar lá, sobrevoa o Viaduto do Chá. Também estão lá a Igreja de Santo Antônio, no mundo real localizada na Praça do Patriarca, e o conhecido prédio da Light (edifício Alexandre Mackenzie), da praça Ramos.

Outras ilhas

Além da recém-inaugurada Anhangabaú, outros territórios mais antigos também se dedicam a São Paulo, mas sem o propósito de reproduzir cenários da cidade. Como a região real localizada entre os municípios de Barueri e Santana de Parnaíba, a ilha Brasil SP Alphaville é mais voltada para moradia. São diversos prédios em que residentes podem comprar ou alugar apartamentos para "morar". Mas também há comércio e a sede de algumas empresas.

Mais movimentada, a ilha Brasil SP Jardins reúne, como a maioria dos territórios brasileiros, empresas e lojas. O diferencial da Jardins é que a sede de dois partidos políticos fica lá (PSDB e Democratas) e há uma delegacia (apesar de ficar sempre fechada). Foi lá que avatares protestaram contra o caos aéreo logo após o acidente com o vôo 3054 da TAM, em 18 de julho. Com todas essas opções paulistanas, só falta garoar no mundo virtual. Porque avatares "punk" com jeito ianque é bem provável que apareçam.

Anote as coordenadas de cada ilha dedicada a São Paulo:
  • - MLBR Anhangabau 1 (124, 199, 45) . teleporte
  • - Brasil Sp Jardins (128, 128, 0) . teleporte
  • - Brasil Sp Alphaville (128, 128, 0) . teleporte

Escrito por Lucas Pretti, do Estadão.com.br

Nenhum comentário: