segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Second Life registrou 24% em quedas nas conexões do primeiro semestre

Estatísticas oficiais da Linden Lab demonstram instabilidade consistente entre Janeiro e Julho de 2007. Problemas técnicos e excesso de publicidade virtual provocaram regressão no número de contas Premium.

Nos últimos 6 meses, cerca de 1/4 das sessões de acesso ao Second Life foram subitamente desconectadas, de acordo com números oficiais recentemente anunciados por Meta Linden. Para os usuários do SL, que vêm implorando por mais estabilidade no metaverso ao invés de novos recursos, estes números não refletem em nenhuma surpresa.

Entretanto, a paciência junto à Linden Lab parece estar se esgotando. De Junho para Julho, cerca de 5800 contas Premium foram canceladas. Mais uma vez não é surpresa, pois desde Fevereiro a população Premium vem decrescendo gradativamente, atingindo seu ponto mais agudo de 'erosão' em Julho, quando pela primeira vez entrou em negativo, o que preocupa aqueles que dependem destes consumidores potenciais para manter seus negócios no Second Life (especificamente os lojistas). Aparentemente, uma combinação de jogatina virtual fora-da-lei, publicidade virtual em excesso e uma constante instabilidade técnica no grid, consistente durante os últimos 6 meses, está fazendo com que alguns concluam que seja melhor investir seu tempo e dinheiro em outras formas de entretenimento na internet.

Qual o tamanho do impacto que estes números tem no comportamento da Linden Lab? Uma pergunta ainda em aberto. Os protestos dos residentes tiveram pouquíssimo efeito, sem falar que a Linden não mostra mais os números da sua população no website oficial do Second Life. Por outro lado, a empresa está sendo acusada de supervalorizar o conceito "Second Life Grid". Apesar da sua boa apresentação de marketing, não há nenhuma menção técnica sobre o que suporta esta tecnologia, uma omissão surpreendente de quem se auto-proclama uma plataforma escalável para milhões de usuários. Estaria o marketing da Linden Lab mais eficiente e anos-luz à frente da sua atual tecnologia?

Levando em conta o que a própria empresa prometeu, a Linden estaria trabalhando duramente para implementar estabilidade ao Second Life. Contudo, não se viu até o momento um progresso real neste sentido. O metaverso será estável um dia? Talvez isso não importe, quando o alvo é criar um mundo virtual corporativo baseado em propaganda e, quem sabe, baixar para 20% o número de "crashes" dos residentes? Pode ser suficiente para a Linden, desde que o usuário absorva a mensagem publicitária do patrocinador, antes que ele "caia" novamente.

Estabilidade importa aos patrocinadores?

Após ouvir, por mais de um ano, dezenas de novos "pseudo-experts" em marketing virtual nos dizerem que faz todo sentido anunciar no Second Life, talvez alguns saibam o que estão falando. Olhando por um lado bom, 3 entre 4 residentes não terão sua conexão abortada em nenhuma sessão de uso do metaverso. Novas formas criativas de aproximação ao usuário pode fazer com que estes esqueçam, temporariamente, os problemas técnicos do SL. É o que se vê na ação de marketing desenvolvida pela Reuters com a montadora Acura.

A página de registro e a "ilha de orientação" Reuters/Acura (foto) aparentam ter vários propósitos, como inscrever novos residentes do Second Life, oferecendo ao patrocinador uma coleção de endereços de e-mail para receber spam à vontade. Vendo por este lado, não importa se o Second Life funcione, pois o real objetivo é conseguir endereços de e-mail e manifestações de interesse em um determinado produto, acompanhadas de alguma informação demográfica. Quedas constantes do SL podem ajudar os consumidores a apreciarem o valor dos airbags, além do que o metaverso é bom demais para se importar com eles.

Problemas de cobrança... Mesmo?

Enquanto Meta Linden esclarecia que parte da queda no número de contas Premium vinha de "problemas de cobrança", outros especialistas manifestavam outra idéia: usuários decidiram não mais ser cobrados por um Second Life falho e excessivamente comercial. Por outro lado, uma empresa que não dispõe ao mercado um produto que opere com mais de 75% de sua capacidade, não pode achar que seu sistema de cobrança funcionará com sua carga total.

Escrito por Pixeleen Mistral, do Second Life Herald.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu mesma cancelei uma das minhas contas premium e penso em cancelar a outra. Sabe pq? Pq nao faz diferença ser premium. Qual a real vantagem, receber 300L por semana? Ganho muito mais que isso de outras formas no SL. Ser dono de terras?? Alugo um apartamento que é maior que um terreno de 512, e pago nele muito menos do que gastaria com a conta premium. E se precisar de terreno a gente aluga... Suporte tecnico? ahah isto eh uma piada, quem ja precisou de verdade sabe o que eu to falando. Ou seja, eu vou continuar no SL, gosto, fiz muitos amigos, me divirto, mas não vou pagar por isso por que simplesmente nao faz diferença.