segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Tiny Empires: o HUD game que é a nova febre do Second Life

Cada vez mais residentes estão participando desta espécie de RPG 'on screen', que reproduz as relações comerciais e hierárquicas da Inglaterra, na idade média. O objetivo é conseguir terras, riquezas e respeito.

Uma novidade interessante tem agitado aqueles residentes que buscam no Second Life um meio de puro entretenimento, e não apenas uma mídia para realização de negócios. Milhares de avatares já estão participando do Tiny Empires ("Pequenos Impérios"), o primeiro HUD game do metaverso, sem qualquer relação com o próprio universo 3D da Linden. Ou seja, é uma espécie de passatempo na sua tela, que não interfere nas suas ações dentro do Second Life. Calcula-se que já existam mais de 7.000 usuários ativos neste HUD game, onde sua versão 'trial' pode ser distribuída livremente, o que ajuda em muito a sua propagação.

O Tiny Empires é um games multi-player massivo, produzido em método HUD, onde objetos aparecem somente na tela do usuário e não são vizíveis aos outros residentes. Trata-se de um jogo no estilo RPG, ambientado da Inglaterra medieval, entre os anos de 1.100 e 1.200 d.C.. O objetivo é tornar-se o senhor de seu próprio "império", adquirindo terras, angariando riquezas e obtendo "seguidores".

Hierarquia

Ao iniciar o game, você deve prestar juramento a um "liege", uma espécie de senhor feudal, que na verdade é um jogador veterano. Você passa a ser um "liege's subject" (seguidor do lorde). Outros 'seguidores' deste mesmo senhor são seus 'colegas'. O seu lorde pode ser um seguidor de um lorde ainda maior, seguindo uma escala hierarquica que vai até o 'rei'. Eventualmente você ganhará seus próprios seguidores. Todas estas funções hierárquicas são desempenhadas por outros residentes do Second Life, que jogam Tiny Empires junto com você.

De tempos em tempos você tem que pagar impostos da sua renda ao seu 'liege'. Na idade média, os impostos eram chamados 'homenagens' (homages), como também é em Tiny Empires. Sua 'homenagem' depende do seu nível de nobreza. Ou seja, quanto mais nobre for sua colocação, menor é o valor da sua 'homenagem'. Portanto, sua renda pode vir de duas fontes:

1 - Homenagens a partir de seus 'seguidores';
2 - Terras que você possui. Cada acre de terra que você tem, produz uma certa quantidade de 'ouro', em função da sua taxa de produtividade.

Vale salientar que as 'terras' e o 'ouro' obtidos em Tiny Empires não representam as terras de Linden Lab e linden dólares respectivamente. Não sabemos ainda, se é possível trocar estes patrimônios entre os jogadores, o que permitiria o comércio virtual de hierarquia ou riquezas geradas no TE.

Iniciando

Quando você participa do Tiny Empires pela primeira vez, tem de obter um 'liege' (lorde) do qual se tornará um 'seguidor'. Este liege pode vir a você pela sua escolha. Basta estar próximo a outro avatar conhecido que esteja jogando TE e, pelo HUD, atribuir a ele a função de 'liege'. Se ele já for 'liege' de outro avatar, você será incluído à sua lista. Caso não queira escolher seu 'liege', você poderá atribuir esta prerrogativa ao 'King' (Rei), que indicará um 'liege' do qual você será seu seguidor. Assim, você iniciará sua escalada hierarquica em Tiny Empires. A sua elevação social neste jogo dependerá da sua dedicação a gastar alguns momentos do seu tempo no mesmo.

Turnos

O Tiny Empires é um game baseado também em turnos, onde cada turno representa um mês no tempo do jogo. Você poderá ver a data no canto superior esquerdo do HUD. A cada turno, o jogo lhe apresentará diversos avisos e ofertas, nos quais você poderá selecionar basicamente SIM ou NÃO. Assim sendo, suas decisões direcionarão sua história no game. O HUD também mostra listas de seguidores e um relatório das atualização de suas reservas de bens, e de ouro, após o último turno.

Os turnos mudam automaticamente após alguns minutos, enquanto você está logado no Second Life. Quando existe uma oferta de SIM e NÃO disponível, você deverá responder a ela antes a virada do próximo turno. Caso não o faça em tempo hábil, sua resposta será travada e executada pelo game. O relógio no canto superior direito do HUD mostra quando tempo você tem para responder até a virada do próximo turno.

Onde começar

O HUD Tiny Empires não é gratuito. Mas você pode conseguir uma versão 'trial' do game, para experimentá-lo, na land da Ultralite Design. No mesmo local, quando se decidir, poderá comprar o HUD completo do game. A versão 'trial' é liberada para cópia, sendo que o autor incentiva aos jogadores que distribuam suas cópias para outros avatares, afim de que a rede Tiny Empires cresça o mais rápido possível. Mais uma vez, um grande exemplo de sucesso baseado em uma idéia inteligente e no uso do 'marketing viral'.

Publicidade:

Nenhum comentário: