quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Avatares do Second Life pela ótica da sociologia e da psicologia

Livro lançado no hemisfério norte procura medir a relação entre um avatar e seu criador, e os impactos deste relacionamento nos mundos físico e virtual.

O que é um avatar? Por que existem quase um bilhão deles e quem os usa? Os avatares provocam impacto na vida real, ou são apenas um conceito originário de videogames? Um avatar é uma criação eletrônica inspirada em seu próprio criador, ou é apenas um em um bilhão de veículos virtuais trafegando nas auto-estradas online? Podemos utilizar nossos avatares para nos conectar a outras pessoas, ou eles apenas nos isolam ainda mais? Estaríamos nos tornando mais parecidos com nossos avatares ou eles estão se tornando mais parecidos conosco?

No livro "I, Avatar: The Culture and Consequences of Having a Second Life" (2007, Ed. New Riders), Mark Stephen Meadows responde algumas destas questões e, o mais importante, levanta centenas de outras perguntas em sua exploração dos avatares e das fascinantes possibilidades que eles detém. Em sua pesquisa sobre avatares, na ótica da sociologia, psicologia, política, história e arte, o autor mudará a forma como você vê um simples perfil online e revoluciona a idéia dos "indivíduos virtuais" como parte de nossas vidas, tanto na primeira como na segunda.

A publicação, por enquanto, está a venda somente nos Estados Unidos e na Europa.

Nenhum comentário: