sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Previsões para o Second Life em 2008

Exercício de 'futurologia' nos apresenta as grandes mudanças técnicas e sociais, bem como a evolução da concorrência e do impacto externo do metaverso no cenário mundial, neste ano que já começou.

A "bola de cristal" geralmente simboliza o ato de prever acontecimentos futuros. E é sempre muito utilizada nas viradas de ano. Entretanto, existem algumas previsões 'reais' para o Second Life em 2008, que serão muito interessantes observarmos acontecer, ao longo deste ano que se inicia. Separamos estas previsões em quatro categorias específicas: técnicas, sociais, concorrência e impacto externo.

Estas previsões são baseadas em dados reais, não sendo necessariamente meras suposições. Acompanhe:

Previsões técnicas:

1. Linden Lab deverá aperfeiçoar sua plataforma JIRA (centro de conhecimento e comunicação técnica sobre Second Life), tornando-o mais amigável. Poderá ainda melhorar a capacidade de recepção de avisos de problemas por parte dos usuários;
2. Número de acessos simultâneos ao grid continuará crescendo, dos atuais 55 mil para 100 mil usuários, rotineiramente até o segundo semestre deste ano;
3. HTML primitive levará mais tempo para ser efetivado do que o previsto. Inicialmente entraria em um 'preview release' agendado para o último Natal. Contudo, inconsistências técnicas continuam adiando sua liberação para testes públicos;
4. A Linden deverá liberar novas bibliotecas 'open source', relacionadas a interface de usuário, o que permitirá a qualquer um criar seu próprio navegador 3D personalizado.

Previsões sociais:

1. A Verificação de Idade (Age Verification) será finalmente implementada. Como resposta, duas coisas poderão acontecer com isso:

• Maior controle sobre a faixa etária da audiência, por parte dos donos de ilhas e terras;
• Maior distinção entre locais 'pg' e 'mature'. Famílias inteiras poderão conviver tranqüilamente no Second Life, sem dar de cara com material impróprio para menores;
• Grid principal e 'Teen Grid' poderão ser unificados.

2. Usuários brasileiros do Second Life, que já trafegam aos milhares pelas páginas do Orkut, também invadirão as redes nacionais do MySpace e do Facebook.

Concorrência:

Em 2008 surgirá o maior concorrente do Second Life. Primeiro mencionaram que seria o "Playstation 3 Home", ainda fora do ar após dezenas de adiamentos. Em seguida, surgiu um oba-oba em cima do HiPiHi, o mundo virtual chinês com as características mais próximas as do Second Life. Quase um 'clone' no metaverso da Linden (nisso os chineses são os melhores). Contudo, tudo indica que será um grid feito por chineses, para os chineses.

Entretanto, e em silêncio, talvez esteja no Google esta nova 'ameaça'. Em Setembro foi anunciado que a gigante estaria preparando uma mega rede de relacionamento virtual, que incluiria sites sociais, sistema de mapas, conteúdo de criação, tecnologias de navegação 3D, etc. Tudo acessível globalmente, em multiplataformas, de tal jeito que analistas prevêem uma linha muito tênue que separaria os mundos real e virtual. Ou seja, vêm coisa grande por aí e o conceito de metaverso será radicalmente revisto.

Impacto externo:

1. Três grandes companhias preparam sua chegada ao Second Life, dando novo fôlego ao mercado corporativo e publicitário no metaveso da Linden Lab. A IBM tem planos de ampliação de suas atividades e a Coca-cola desistiu de abandonar o Second Life. Disse que fica.
2. Crescerá ainda mais o uso do Second Life para fins acadêmicos e didáticos. Em virtude disso aumentará a pressão das instituições educativas, junto à Linden, no sentido de 'unificar' o grid principal com o 'teen grid'. Pela proposta deles, com o novo sistema de verificação de idade, não será mais necessário isolar os adolescentes dos adultos. Esse controle deverá ser feito pelos donos de terras e ilhas. Muitas instituições de educação ainda não entraram no Second Life porque seu público alvo são os menores de 18 anos, que não podem acessar (ainda) o grid principal, oficialmente.
3. Aumentará o interesse em se estudar o fenômeno dos 'mundos virtuais'. Conseqüentemente, o Second Life voltará ao cenário da mídia, com seu know-how, experiência e como referência absoluta de que o futuro da internet é '3D'. Estes estudos partirão das universidades. Nos Estados Unidos, milhares de teses de doutorado tem como temas os 'mundos virtuais' e as 'redes sociais'.

Com informações do Massively.
Publicidade:

Nenhum comentário: