sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Second Life auxilia balonista japonês a quebrar recorde na vida real

O aventureiro nipônico pratica seu inglês e seu balonismo em um simulador dentro do Second Life, com a ajuda da empresa Social Minds.

O recordista mundial de balonismo, o japonês Michio Kanda, está usando o Second Life como uma ferramenta para aprender inglês e simular o cenário de sua próxima aventura. Michio, que em 1997 estabeleceu a impressionante marca de 50 horas e 38 minutos voando em um balão, planeja quebrar seu recorde mais uma vez, só que agora quer realizar o feito nos céus sobre o pacífico, em um trajeto que vai do Japão aos Estados Unidos.

O problema é que para entrar no espaço aéreo yankee, Michio precisará se comunicar com torres de controle e ele não fala uma palavra em inglês. Aí entra a funcionalidade do metaverso: o aventureiro nipônico pratica seu inglês e seu balonismo em um simulador dentro do Second Life, com a ajuda da empresa Social Minds, que reproduziu um transponder e um altímetro para que Michio se comunique com a torre virtual de comando.

Nessa torre virtual fica um australiano especialista em aviação na vida real, auxiliando o balonista a compreender a nova língua. O balão que Michio pilota foi criado pelo usuário Cubey Terra, que desde 2003 desenvolve um projeto para recriar um avião perfeito no metaverso. Parte desse projeto, envolvendo diversos usuários espalhados pelo planeta, um ideal e muita força de vontade, pode ser visto no vídeo do treinamento abaixo:



Origem: Second Life Informa.

Nenhum comentário: