domingo, 27 de janeiro de 2008

CURTAS DO SECOND LIFE

A Luta continua
Afinal, aquelas imagens pintadas nas paredes seguintes ao 25 de Abril não se foram. Estão no metaverso, no projecto Os Homens da Luta em Second Life (www.homensdaluta.com) e estendem-se até à SIC Radical, onde quarta-feira passada lançou uma série gravada no Second Life. Utilizando diversas técnicas audiovisuais disponibilizadas pela plataforma, o projeto recria e reinventa novas soluções na área da realização cinematográfica, implementando novas soluções a nível de produção, cenários, anotação, casting, direção de atores, etc . Um nome a destacar, sem querer esquecer toda equipe, é o de Hugo Almeida (avatar Halden Beaumont). Expert em machinima. Dê uma olhadinha neste link.

Jazz virtual
A Associação Grémio das Músicas (www.gremiodasmusicas.org) inaugura no sábado a sua sede virtual no Second Life, neste link, com "Nanook" blues, standards e covers. Quem afirma é Ze Eduardo, presidente da associação. Depois, os projetos no Second Life passam por música ao vivo, com dois a quatro concertos por mês, uma escola para dar formação (paga com dinheiro real e não Lindens, segundo consta) e, posteriormente, formação profissional. Tudo começa no Algarve. Virtual, claro.

Jaimão esteve aí
O músico Jaimão esteve em Lisboa para um concerto. Na Lisboa do Second Life, claro. O criador de temas como "e o calimero foi... à abelha Maia", chegou finalmente ao Second Life. O concerto foi de casa cheia e parece que ninguém saiu ferido.

Ninguém para a NASA
A NASA continua muito interessada em tudo o que é relacionado aos mundos virtuais e agora organizou um workshop entre 26 e 27 de Janeiro, em torno de três temas importantes para a agência espacial norte-americana: a idéia de que todos podem participar, independente dos seus conhecimentos ou origens, a possibilidade de exploração remota com base em modelos criados com dados recolhidos e a discussão sobre um tempo em que as fronteiras entre real e virtual serão tão tênues que será difícil saber onde uma acaba e a outra começa? É isso que queremos, perguntar a NASA? Saiba mais em neste link.

Escrito por José Antunes, do Expresso Clix

Nenhum comentário: