sexta-feira, 13 de junho de 2008

Polêmica no uso de sombras no Second Life

Muitos usuários estão reclamando que a utilização do sistema de sombras, vai tornar ainda mais restritivo o acesso ao SL.

Residentes formadores de opinião são contrários a utilização do novo sistema de sombras, que interfere diretamente nas construções já existentes.

A maior polêmica está na necessidade de maior capacidade para processamento gráfico, que este novo sistema precisará para rodar tranquilimente. Mas também critica-se a influência do sistema nas construções suspensas no ar (Sky Boxes). Uma casa flutuante com certeza vai criar sombra indesejada em seus vizinhos no chão, o que será muito ruim para a experiência visual dos residentes.

Assista este vídeo que compara o SL com e sem o sistema de sombras (a esquerda sem):


Se o vídeo não funcionar, clique aqui

Entra em cena uma questão importante, até que ponto o Second Life de ser tão semelhante com a vida real? É necessário mimetizar a tal ponto?

Para nós do blog MundoLinden.com, o avanço é um passo a mais para que a qualidade visual seja cada vez mais apurada. Acreditamos que quanto mais realista, melhor, pois traz um conforto único e permite que projetos sérios sejam desenvolvidos por investidores e parceiros.

O vídeo acima, produzido pelos residentes SignpostMarv Martin e YadNi Monde, na região Paris 1900, mostra que o avanço dos gráficos com o novo sistema é gritante, percebam os detalhes que ocorrem no quadro a direita do vídeo. Sem dúvida deixa a experiência no Second Life um tanto quanto mais agradável e elegante.

A necessidade de investimentos na capacidade de processamento gráfico, trata-se na verdade de uma antecipação de tendências, pois, tudo o que acontece atualmente na chamada Web 2.0, exige maior processamento e muito mais qualidade. A Linden Lab apenas segue o caminho natural da evolução tecnológica em busca de um produto melhor.

Origem: Equipe Mundolinden.com
Publicidade:

4 comentários:

Jean Liberato disse...

Olá Professor Paulo Frias,

certamente o post tem a mesma temática, pois é um assunto que está em pauta, para quem acompanha o mundo que envolve o Second Life.

Talvez além do OPENSIM seja o segundo assunto mais importante do momento.

Obrigado por ler ao nosso modesto blog. Admiro muito seu trabalho, leio o vosso "blogue" sempre que possível e muitas vezes compartilho suas opiniões com nossos leitores (através de reprodução integral dos seus textos e link para sua origem).

Um grande abraço.

Jean Liberato aka Liberato Lindman
Editor - MundoLinden.com

GeorgeI Writer disse...

Discordo quando diz-se "reprodução integral e link para a sua origem". Uma reprodução parcial, ou inspiração em alguma idéia ou até mesmo em um vídeo que um blog tenha apresentado primeiro já merece uma citação de fonte, no mínimo.
Como jornalista, coloco essas informações como
"Com informações de..." "Leia mais em..." ou "Fonte: ..."

Obrigado
GeorgeI Writer

Jean Liberato disse...

Olá George,

não sei exatamente o que você está querendo dizer com isto???

Esta matéria é 100% minha. Não copiei e nem utilizei texto de ninguém. Portanto, não cabe relacionar origem. Apenas o vídeo que achei através do Google, foi utilizado e sua fonte devidamente citada na matéria.

Uma matéria que é transmitida pela Reuters, pode ser também veiculada pela NBC ou ainda pela BBC. São várias fontes da mesma informação.

O tema pode ser o mesmo, mas o ponto de vista é totalmente diferente. Se perceber, o Prof. Paulo Frias é crítico e não gosta da proximidade com a realidade e em nossa postagem acreditamos ser mais interessante replicar a realidade dentro do SL.

O fato é um só, o uso de sombras no sistema, que está sendo discutido não apenas por este blog, ou pelo Discursos de Outro Mundo, mas sim, por pelo menos 10 blogs sérios que cobrem o dia-a-dia do Second Life.

Informação não tem dono. E nossa postagem é fruto de nossa criação, não é porque ele utilizou o tema em seu blog que deixarei de publica-lo aqui no Brasil, ou ainda, farei menção ao blog dele, só por ter o mesmo tema. Não utilizei nenhuma linha igual à sua publicação.

Como jornalista, você sabe que fonte e origem é uma coisa e fato recorrente é outra. Ok?

Obrigado por ler nosso humilde blog.

Até mais.

Jean Liberato
Editor
MundoLinden.com

GeorgeI Writer disse...

Liberato, é claro que podemos discordar e até mesmo interpretar de maneiras diferentes, mas muitas frases e expressões são identicas as da reportagem do paulo. Li dezenas de posts sobre o assunto, em muitos blogs, concordo que seja um assunto importante, mas o primeiro a levantar a questão das skyboxes foi o discursos do outro mundo.
Desculpe incomodar. Agradecidamente, GeorgeI Writer.


Encerro minha participação com citação de ambos os blogs:

"Entra em cena uma questão importante, até que ponto o Second Life de ser tão semelhante com a vida real? É necessário mimetizar a tal ponto?" (Blog Mundo Linden)

"Existe uma opção clara que a Linden Lab deve assumir: deverá a representação gráfica em Second Life ser o mais realista possível? (...) A tentação da mimetização é grande, e aparenta induzir conforto." (Blog Discursos do Outro Mundo)