terça-feira, 10 de junho de 2008

Reuniões dos Alcoólicos Anônimos no Second Life

Entender o que é alcoolismo é um grande passo para se enxergar como alcoólatra. O Alcoólicos Anônimos, conhecido como AA, funciona como uma espécie de "grupo" que se une a outros dependentes para debater, conscientizar e principalmente, encontrar o motivo do vício e assim, quem sabe, o fim da dependência.

Essa ajuda que tem sido tão valiosa para alguns doentes agora se encontra também no metaverso do Second Life, de uma forma ainda mais anônima do que a idéia original.

Os viciados em álcool geralmente sentem vergonha de ir aos encontros do AA, o que cria certa resistência ao tratamento psicológico. A vergonha é claramente justificável, já que ninguém gosta de assumir suas falhas. Assim, aproveitando a tecnologia dos mundos 3D para relacionamentos, foi criado um grupo de AA dentro do Second Life.

Semanalmente, pessoas da vida real, caracterizadas em avatares do Second Life, encontram-se para debater e buscar uma saída. A famosa apresentação "Olá, meu nome é tal e eu sou um alcoólatra" acontece freqüentemente nos encontros do grupo. Uma cabana à beira-mar e cadeiras reclináveis fazem parte da decoração do espaço virtual em que muitos alcoólatras buscam ajuda e companheirismo para vencer a batalha contra o vício.

"Não temos como dizer se é melhor na vida real ou virtual", diz Freedom Delgado (nome do avatar que prefere ficar anônimo), participante que recentemente comandou uma das reuniões. "Muitos dizem que reuniões na vida real são preciosas, mas já vi muita gente voltar para o AA através do Second Life", afirma. O fato é que a realidade virtual deixa as inibições de lado e colabora para os participantes vencerem a resistência de reconhecerem o problema. No virtual, as reuniões são impessoais e comandadas por quem estiver disponível.

Seja por estarem geograficamente distantes de um local onde o AA se encontra ou por buscarem ajuda em grupos de recuperação com diferentes filosofias, os alcoólatras encontram dentro do Second Life pessoas prontas para recebê-los. Porém, apesar dos esforços, o acompanhamento na vida real sempre é mais importante. "Se a internet é um suporte para um apoio já existente, é ótimo. Se é um substituto, é um problema", afirma Delgado.

Diferente das pressões reais em reuniões do AA, no virtual ninguém está lá para sentir seu hálito, hábito comum entre os participantes. O virtual pode funcionar como uma ajuda, mas seu meio é um tanto complexo para os casos sérios e uma pessoa no fundo do poço não buscará ajuda nem terá paciência para conectar-se à internet.

Mas o propósito desta versão virtual do grupo é de encorajar os viciados a buscar ajuda na vida real. Usuários podem usar o SL para encontrar pessoas que compartilhem o problema, conversar sobre isso e se sentirem impelidos a buscar ajuda na vida real. O que no caso, é o mais importante.

Origem: Reuters
Publicidade:

Nenhum comentário: