segunda-feira, 9 de junho de 2008

USP, iG e KAIZEN lançam programa de criação digital no SL

O grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento, em parceria com o iG e a KAIZEN Games anunciou a criação de um programa inédito de "Gestão de Mídias Audiovisuais" (GeMA) que funcionará como uma incubadora para projetos e empreendimentos virtuais, focados principalmente em mundos virtuais. Aprovado e certificado pela ECA-USP, o programa acontecerá dentro do metaverso do Second Life em laboratórios totalmente 3D.

O GeMA é indicado para jovens empreendedores, lideranças comunitárias, professores do ensino médio ou qualquer pessoa que já atue ou pretende entrar no mercado audiovisual digital. O primeiro módulo do GeMA é totalmente gratuito e as inscrições já estão abertas. Apenas 300 inscritos serão selecionados neste mês de julho para participar do curso, portanto os interessados devem enviar seus dados o mais rápido possível para a Coordenação do GeMA 2008 através do site da USP.

O programa se iniciará com reuniões e oficinas durante três meses. Terá encontros semanais para discussão e formulação de projetos sociais e culturais, assim como planos de negócios voltados para o empreendedorismo inovador no campo do audiovisual digital. Além de se familiarizar com os novos modelos de negócios, no GeMA os participantes poderão produzir comunidades móveis, ilhas no Second Life, games, projetos colaborativos, soluções em IPTV para o terceiro setor, produção de vídeo ou de cinema digital, assim como construções híbridas que representem novos mundos virtuais.

Para conseguir seu certificado de conclusão, o participante obrigatoriamente deverá elaborar um projeto digital: "O programa não funcionará como curso e sim como laboratório de produção e gestão de projetos. Quem não terminar o curso com um projeto ou plano de negócios na mão será reprovado. Os resultados serão apresentados ao mercado e ao público em novembro, por meio de uma Feira de Negócios Audiovisuais", explica o criador e coordenador do GeMA, Gilson Schwartz, professor do Depto. de Cinema, Rádio e TV da ECA-USP.

O conceito do GeMA foi criado para preencher a necessidade de novas ferramentas virtuais no mercado digital. Com o aval da conceituada Universidade de São Paulo, o programa contará ainda com a participação de renomadas instituições de ensino como ESPM, PUC-SP, Casper Líbero e Mackenzie e patrocínio de outras empresas, como o Bradesco, que ainda estão analisando o projeto.

Origem: Second Life Informa (iG)

Publicidade:

Nenhum comentário: