Especialista em marketing de relacionamento e CRM ministra primeira palestra virtual da Petrobras
Atualizado às 21:03
Petrobras estréia no Second Life, com palestras de Ricardo Pomeranz. Entre os temas principais, a 'Tecnologia deixando de ser ficção' e a 'Tecnologia & Marketing: Onde estão as oportunidades?'. O evento ocorreu na região The Netherlands.
A Petrobras fez hoje sua estréia no mundo virtual do jogo Second Life com casa cheia, fila na porta, e uma inusitada platéia interativa e pra lá de colorida. Um homem com capa vermelha, outro com estilo punk, uma rastafari japonesa e até mulher pelada se acotovelaram em fila de espera por um lugar dentro do auditório lotado para assistir a primeira palestra feita pela empresa dentro do ambiente do jogo. "Foi bárbaro", resume o palestrante Ricardo Pomeranz, que falou por cerca de 40 minutos sobre "Tecnologia deixando de ser ficção".A palestra foi realizada - na vida real - no estande montado pela Petrobras "Proxxima 2007 - Encontro Internacional de Comunicação Digital", que acontece até amanhã em São Paulo.
Principal patrocinadora do evento, a estatal inovou ao transmitir a palestra simultaneamente pela internet por meio do jogo Second Life, que está virando febre em todo o mundo, com cerca de quatro milhões de cadastrados, movimentando aproximadamente US$ 1,5 milhão por dia e prestes a ganhar uma versão exclusivamente brasileira.O jogo simula a vida real em ilhas , com prédios, ruas, avenidas, shoppings, cassinos, praias e pessoas que representam os conectados. O visual de cada ambiente ou dos avatares - habitantes virtuais do Second Life - fica a cargo dos usuários, o que permite abusar da criatividade e do exotismo, ou destacar marcas e logotipos.
Negócios
No caso da Petrobras, o auditório para aproximadamente 40 pessoas tem visual despojado, com atendentes trajando figurinos futuristas e o logo da empresa estampado não só nas paredes, mas também flutuando sobre o local. Sim, é possível sobrevoar a área, voar sobre a cabeça das pessoas ou para outras regiões, tudo com um clique."Não dá para ignorar um novo canal de comunicação. E estamos estudando como aproveitar este canal da melhor maneira possível, primeiro para fixar a marca e depois para fazer negócios dentro da área de combustíveis que é onde a Petrobras atua", considerou a gerente de multimeios da estatal, Patrícia Fraga.
Segundo ela, a estatal já vem preparando uma campanha mais agressiva para atuar no Second life, a exemplo de multinacionais ligadas ao comércio como Wal Mart, Mc Donald's, ou amazon.com, para quando for lançada a versão brasileira. "Por enquanto, as ações da empresa dentro do mundo virtual ainda vão ocorrer esporadicamente, sem um cronograma específico e voltadas apenas para o marketing", comentou.
A própria "construção" do ambiente virtual da Petrobras ainda não custou nada aos cofres da empresa, ao contrário dos usuários comuns que têm que desembolsar variadas quantias para ter o direito de fazer algo mais jogo do que apenas passear e conversar com outros usuários conectados em todo o mundo. "A construção do auditório está num contrato de marketing já fechado pela Petrobras anteriormente e que incluiu também esta estratégia", explicou Patrícia
Quem é Ricardo Pomeranz?
Ricardo Pomeranz é um ícone no mundo do marketing de relacionamento e CRM. Atualmente é sócio presidente da RappDigital Brasil, empresa líder de marketing de relacionamento on-line do Omnicom Group Inc., e também vice-presidente de planejamento estratégico do grupo RappCollins, maior empresa brasileira de marketing de relacionamento e CRM segundo ranking Abemd/Meio&Mensagem.
É mestre em Ciência da Computação e Computação Gráfica e foi jurado no Festival de Cannes na categoria Cyber Lions em 2004. Dentre suas atividades paralelas, é co-autor do livro "Marketing de Resultados: como garantir vendas e construir marcas através de estratégias de relacionamento".
Você pode conhecer mais sobre o trabalho de Pomeranz acessando o blog sobre marketing de relacionamento que ele mantém na internet. O endereço é www.ricardopomeranz.com.br.
Manutenção no grid abrevia evento
O palestrante foi informado que o Second Life entrará em manutenção nesta quarta-feira. Em vista disso se viu forçado a transformar suas duas palestras em uma só. Eis os temas que serão abordados, segundo Pomeranz em seu blog, na palestra virtual do dia 6:
Para as empresas, a conexão generalizada permitirá o acesso individualizado às pessoas de uma maneira sem precedentes. O surgimento constante de novos aparelhos ligados à rede implicará a necessidade de desenvolvimento de novas linguagens de comunicação para adequar a mensagem ao meio. A comunicação direta com seu público-alvo será cada vez mais intensa. Os indivíduos vão interagir com a marca em vez de assistir passivamente aos anúncios de produtos e serviços. O diálogo que será promovido resultará no refinamento dos procedimentos de personalização. O comportamento das pessoas será registrado pelas redes para tornar a interação cada vez mais relevante. As empresas vão guardar em bancos de dados as informações da sua base, para tratá-la de maneira customizada. A importância de manter a privacidade dos dados dos indivíduos será uma questão cada vez mais marcante nesse processo. O conhecimento adquirido no relacionamento deverá ser usado apenas para desenvolver essa interação, e não para ser repassado para outras empresas.
Por Kelly Lima
Com informações da Agência Estado
terça-feira, 6 de março de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Estive lá foi sensacional
Até agora o evento mais organizado que ja vi no sl parabens à Petrobras!
Postar um comentário