quarta-feira, 7 de março de 2007

Gadget virtual, à venda no SLExchange, permite que residentes vejam outros avatares sem roupa no Second Life

O polêmico SL Nude Mod v1.0, disponibilizado no site de vendas virtuais SLExchange.com, permite que seus usuários olhem 'através' das roupas e anexos dos outros residentes, discretamente e sem sua autorização. Já existe preocupação em relação ao uso do hud para fins obscuros.

Para aquelas pessoas que sentem necessidade e observar outros residentes sem roupa - e sem sua permissão - está disponível no metaverso o polêmico gadget denominado SL Nude Mode v1.0, à venda no in-world e no site de vendas virtuais SLExchange.com.

Segundo o fabricante, a modificação SL Nude é um addon que esconde camadas de roupas em avatares. Estas mudanças são apenas visíveis à pessoa que está executando o Mod e não afeta a aparência dos avatares sob observação. Um modificação no proxy de conexão do Second Life permite 'omitir' alguns códigos fazendo com que o navegador interprete que o avatar está sem as texturas de roupa, não carregando-as na tela junto ao resto do corpo do residente.

A princípio esta modificação permite que qualquer avatar seja visto virtualmente nu e sucetível à captura de fotos, nesta condição e sem sua prévia autorização. No entanto o preço do 'brinquedo' é um pouco salgado: L$ 3.500 lindens. Mesmo assim, certamente existirão compradores interessados em adquirir o recurso, que não pode ser modificado, copiado ou transferido.

Apesar dos problemas que o mod pode acarretar, em relação à privacidade dos residentes, o fabricante ressalta que, 'examinar ou tirar fotos de residentes virtualmente nus, sem seu prévio consentimento, para afixar sua imagem em locais públicos, gerando assim constrangimentos, podem ser atitudes sucetíveis de cancelamento de conta por parte da Linden, mediante prévia acusação por parte do residente que se considerar 'lesado' em sua honra'.

O gadget já é comparado aos aparelhos de raio-x instalados nos aeroportos dos Estados Unidos, que tem causado tanta polêmica e até mesmo ações judiciais na Suprema Corte, por violação de direitos legais de privacidade e honra.


Mas no Second Life, seria possível saber quem olha você nu, sem sua autorização? Quem autorizaria isso? Seria possível punir este residente por esta prática? Respostas difíceis. No entanto, alguns outros programadores que valorizam a privacidade e a honra do residente no Second Life, já estão preparando scripts para impedir ou anular esta prática. A Linden também já foi alertada para o problema. Resta aguardar.

Com informações do Second Life Herald.

Nenhum comentário: