terça-feira, 5 de junho de 2007

Don Taco abre sua filial no Second Life

Boate brasiliense Don Taco inaugura casa noturna no espaço computadorizado do Second Life, onde é possível conhecer pessoas e ouvir músicas. Iniciativa vislumbra negócios reais.

A vida virtual nunca foi tão real. Bem, pelo menos tem sido assim para muitos usuários do Second Life. Muito mais que um simples jogo ou passatempo, o simulacro de realidade produzido pelos americanos do Laboratório Linden ultrapassa o campo do mero entretenimento e rende também bons negócios. Empreendedores do mundo todo tem ganhado dinheiro abrindo negócios dentro do Second Life. Com um pouco de criatividade é possivel fazer com que os linden dollars, a moeda do Second Life, se transformem em dinheiro vivo.

Um bom exemplo é o Don Taco. A casa noturna não existe mais em Brasília. Porém, o dono da marca, o consultor da área de telecomunicações Paulo Ferraz criou uma versão do estabelecimento no Second Life. Lá, os avatares (como são chamados os personagens criados pelos usuários do programa) podem tomar drinks e se divertir em festas exclusivas, conversar on line com outras pessoas e ouvir músicas – a atendente virtual da casa ainda é a cara da atriz Angelina Jolie. Até aí, nada que muitos jogos de computadores não ofereçam. Acontece que o Don Taco do Second Life funciona como vitrine para a empresa de acessoria de Paulo Ferraz. "Quem entrar lá e se interessar em conhecer quem está por trás do empreendimento vai chegar até a minha empresa", explica o consultor.

Paulo Ferraz conheceu o Second Life há dois anos quando morava nos EUA. "Percebi que o programa poderia funcionar como uma plataforma para os negócios. Lá você tem a possibilidade de criar uma versão em 3D de um objeto que existe de verdade. A tendência é que, futuramente, as lojas on line também funcionem no Second Life", pondera. O Don Taco virtual, que foi "inaugurado" na quinta-feira passada, já vinha recebendo, mesmo antes de "abrir as portas", uma média de visita de 400 avatares por dia. A empreitada já rendeu a Ferraz um contrato de três meses com uma empresa interessada em promover seus clientes no espaço virtual.

Quem também dá as caras no Second Life é o DJ Felipe Venâncio (foto), um dos mais badalados do cenário da música eletrônica nacional. Hoje, Venâncio comanda as pick-ups em uma megafesta promovida por uma marca de barbeadores. "Tenho 20 anos de carreira como DJ. É legal saber que a gente ainda pode se surpreender na noite depois de tanto tempo". Na tela, os usuários poderão ver o avatar do DJ animando a pista de dança.

As músicas são enviadas em tempo real por stremings de áudio. "Estarei tocando para pessoas que não são reais, são personagens idealizados. É como tocar para o imaginário delas", observa. Na mesma festa, estará presente a avatar da jornalista especializada em moda Érika Palomino, que fará a cobertura do evento. DJs e bandas de rock não são mais novidade no Second Life. Até os veteranos do U2 já se apresentaram em for mato virtual.

Por Paulo Brandt
Fonte: Clica Brasília.

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