quinta-feira, 7 de junho de 2007

Madrugada de destruição na Ilha Help Brasil

Milhares de objetos da ilha simplesmente sumiram ou foram retornados ao grupo, na última noite. Causas do incidente permanecem sob mistério.


Dezenas de residentes foram pegos de surpresa, no final da noite desta última quarta-feira (06/06), véspera de feriado de Corpus Christi. A Ilha Help Brasil sofreu uma grande 'implosão', tendo mais de 95% de todos os seus objetos desaparecidos ou 'retornados' para os inventários dos participantes do grupo 'Sl Brasil Holding' (lojistas e moradores).


Por volta das 23 horas, nossa reportagem foi acionada para comparecer à Help Brasil afim de presenciar aquilo que ninguém acreditaria apenas por ouvir falar. Coincidentemente, há cerca de 2 dias, o Mundo Linden esteve no local para cobrir a inauguração da boate 'Don Taco'. No entanto, o cenário que se via nesta noite era perturbador e desolador. Apenas dois prédios se mantinham em pé: a própria 'Don Taco' e a 'Soul', uma loja especializada em skins. Outra loja, a 'Menta', se apresentava parcialmente destruída. Notamos também uma 'favela' no canto da ilha, que aparentemente não sofreu danos. Estas edificações estavam em 'separações' (parcelas) de terreno que não foram atingidas pelo incidente.

Causas, mistério e 'reboot'

As primeiras informações são desencontradas. Inicialmente achava-se que eventuais problemas no servidor, da Linden Lab, que abriga a Ilha Help Brasil, seriam a causa da 'implosão'. Cogitando esta hipótese, os administradores deram um 'reboot' na ilha, que retornou 3 minutos depois, sem reversão aparente. Outros residentes, acreditam que a ilha sofreu uma tentativa bem sucedida de invasão hacker, no qual teria sido acionado intencionalmente o retorno de todos os objetos. Há até quem ache que foi 'barberagem' dos administradores, que negam enfáticamente esta possibilidade.

Os administradores tentaram, também e sem sucesso, um contato com o suporte da Linden Lab afim de relatar a situação. O Mundo Linden contactou um de seus especialistas, o técnico em TI americano Jerry Osmond que, informado sobre o 'retorno' dos objetos aos seus criadores, não hesitou em dizer que neste caso não há responsabilidade nenhuma nisso, por parte da gestora do Second Life. Segundo Osmond, apenas quando os objetos 'somem' sem voltarem para o inventário é que a Linden toma providências de restauração. Mas quando objetos voltam de fato para os inventários, como ocorreu com a Help Brasil, tecnicamente é impossível realizar um procedimento de restauração, pois estes objetos não estão mais no servidor da ilha e não podem ser reposicionados a partir de seu backup preventivo periódico. Quando um objeto volta para o inventário do seu criador, explica ele, automaticamente ele é 'eliminado' do backup.

A ilha

A Help Brasil é uma das ilhas mais conhecidas pelo público brasileiro no Second Life. Ela está no centro de um mini-continente de 5 ilhas, onde faz fronteira com as ilhas 'Brasil Bahia', 'Brasil Porto Alegre', 'Brasil Ribeirao' e 'Brasil Shopping', que felizmente não foram atingidas pelo incidente. A Help dispunha de um excelente tráfego de residentes e caminhava para as primeiras posições no ranking da Linden, fato que ocorreu na vizinha Ilha Bahia, na última semana. Era uma ilha muito bem estruturada, com ruas, praças, lojas, moradias e opções de lazer. Incluía também uma praia bem formatada, que ainda está lá, mas sem seus seu objetos temáticos.

Fontes informam que a ilha foi construída em um período de aproximadamente 3 meses e já tinha vários contratos firmados com empresas virtuais e reais. No entanto, estas fontes informaram ao Mundo Linden que a Help Brasil havia sido vendida há poucas semanas, para um novo grupo de administradores. Este fato também está gerando boatos de que uma mudança de propriedade de grupo pode ter acarretado o retorno acidental dos objetos aos criadores da infra estrutura original da ilha.

Porém nosso consultor técnico nos informou que o fato dos objetos terem sido retornados simultaneamente para dezenas de participantes do grupo 'Sl Brasil Holding' indica algo mais grave e 'intencional', segundo palavras dele, que preferiu não levantar novas hipóteses neste sentido, por serem de caráter pessoal, nocivas e improváveis. "O fato é que, independentemente dos motivos, se os objetos foram intencionalmente 'retornados', a Linden não tem como restaurar a ilha", conclui Jerry Osmond, nosso consultor técnico.

Se confirmado este diagnóstico, a Ilha Help Brasil terá que passar por um novo e longo processo de reconstrução, inclusive com a expansão dos prejuízos que o incidente já acarreta. Cabe a todos os residentes brasileiros apoiarem os administradores neste novo 'recomeço' e torcerem para que a Help seja reaberta no menor intervalo de tempo possível. Porém, o mistério da sua destruição permanece.•

[Atualização: 11:14] Na manhã deste feriado (07/06), a situação da Ilha Help Brasil continua sem alteração. O acesso público ao local se mantém restrito desde a madrugada. No entanto, a 'destruição' pode ser vista de perto, por qualquer residente, através das fronteiras nas ilhas 'Brasil Shopping' ou da 'Brasil Bahia'. Crescem os boatos sobre um hipotético desacordo contratual, entre os responsáveis pela Help Brasil, como uma das causas para o incidente.

CLIQUE AQUI, para ver imagens da Help Brasil após sua 'implosão'.

Nenhum comentário: