sexta-feira, 8 de junho de 2007

Modelos virtuais estréiam no Fashion Rio

Internautas podem ver no Second Life a nova coleção de verão da grife masculina. Modelos de verdade participaram da segunda parte do evento.

O mundo da moda é realmente incrível. Depois de Gisele Bündchen e da Miss Brasil, chegou a vez da tecnologia entrar na passarelas do Fashion Rio. Ao som de "Menino do Rio", seis modelos virtuais fizeram sua estréia na tenda Ipanema, onde aconteceu o desfile da grife Reserva. Quem perdeu o debut dos rapazes, pode conferir no Second Life o desfile digital. "A temática do desfile é o Rio de Janeiro entre as décadas de 60 e 70, tendo o píer de Ipanema como pano de fundo. Todo o contexto do surfe da praia desse período", explicou o estilista Roni Meisler, um dos três donos da grife.

Roni lembra a época que foi marcada por dois momentos diferentes, mas ambos marcantes e que isso foi incorporado à coleção de verão 2008. "Era uma época de muita liberdade de expressão, tanto sexual e musical, com a música popular brasileira explodindo. Por outro lado, tinha o contraponto da ditadura militar, do AI-5, da repressão.

O estilista diz que gosta de novidade e nessa coleção, o Second Life (SL) foi premiado logo no primeiro bloco do evento. Com um telão ao fundo, os modelos desfilaram num espaço virtual exatamente igual ao verdadeiro. "Queríamos fazer uma brincadeira. Já que o desfile começa com o Second Life, que é uma coisa nova e tecnológica, colocamos como trilha sonora o "Menino do Rio", que é uma coisa antiga. A tenda foi replicada no modelo exato como ela é dentro da ilha Búzios", diz Roni em referência ao local onde o SL fica na rede.

Estilista prefere modelos virtuais

Em tom de brincadeira, ele disse que é muito mais fácil lidar com o ego dos modelos virtuais. "Eles fazem o que a gente quer." A idéia, segundo ele, é buscar novos caminhos e fazer a comunicação com o consumidor, falando a mesma língua. "Acho que a comunicação hoje está totalmente difusa por meio da internet. Essa é a realidade do nosso público-alvo. Então, todos os caminhos de comunicação de marca vão ser assim, utilizando esses veículos: YouTube, Orkut e SL. Daí a idéia de trazer uma coisa inovadora. Nunca nenhuma marca fez um desfile dentro do SL."

Os dois blocos da apresentação foram interligados. A segunda parte aconteceu de verdade na passarela. Mas como se mistura isso? Roni sabe. "Na estamparia e nas referências gráficas de coleção. Não tem nada repetido, mas tudo é linkado. É como se o desfile começasse no SL e terminasse na passarela de verdade."

E não deu outra. Quando o último modelo saiu do SL, o primeiro de verdade entrou na passarela. Com estamparia da natureza ou geométrica, muitas bermudas e blusas de malha com listras e um mix de cores como bege, verde-bandeira, cinza e laranja, nos lembrou que o mundo virtual já tinha sido deletado. As havaianas coloridas nos pés dos rapazes garantiram: é verão no Fashion Rio!

Por Cláudia Loureiro
Fonte: G1.

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