quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Ferramenta gratuita permitirá qualquer um criar seu próprio mundo virtual

O Metaplace permite seus usuários criarem os seus próprios mundos virtuais que podem ser acessados por computador ou celular através da Internet. A ferramenta está ainda em fase de testes e será disponibilizada no início de 2008.

De acordo com a BBC, o serviço Metaplace.com permite criar universos em três dimensões, mesmo que não se tenha grandes conhecimentos de programação. A ideia surgiu da cabeça de Raph Koster (foto) um programador responsável por vários games multiusuário on-line, através da sua empresa, com mesmo nome. Esta ferramenta permite criar espaços com blocos de construção, que podem ser utilizados em várias atividades, desde os óbvios jogos ou redes sociais, até sites de comércio electrônico.

Para o responsável, trata-se de "democratizar os mundos virtuais, levando-os a praticamente qualquer pessoa". Segundo Koster, com o Metaplace é possível "ao clique de um botão acessar um mundo virtual funcional que suporta vários usuários, em cerca de 30 segundos". Esta poderá ser uma solução alternativa aos vários programas deste gênero, como o Second Life ou World of Warcraft, que requerem um registro prévio e o download de um software proprietario, defende o programador, apelidando estes exemplos de "jardins com muros".

O Metaplace é uma solução baseada apenas em tecnologias web e permite conectar seu vários mundos entre si, "com cada mundo sendo uma página e cada objeto dentro dele um link", explica Ralph Koester. Para a construção destes mundos, os usuários têm à disposição vários métodos, desde começar do "zero", até passear por outros já criados pelos usuários veteranos, ou disponibilizados pela própria ferramenta. Criticando o "conservadorismo" existente no que diz respeito a outras tecnologias de mundo virtual já estabelecidas, o programador sublinha que pretende "ver criados 10 mil mundos virtuais de modo a que surja um imenso material selvagem e louco porque essa é a única maneira destes (mundos) avançarem enquanto estão no início".

Clique aqui para saber mais sobre o Metaplace.com.

Com informações da BBC.

Nenhum comentário: