segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Funcionários da IBM protestam no Second Life por corte salarial na Itália

Trabalhadores da filial italiana da multinacional realizam uma manifestação trabalhista nesta segunda-feira, em protesto as decisões da cúpula da IBM.

Os trabalhadores da IBM realizam nesta segunda-feira aquela que será a primeira manifestação trabalhista no Second Life, devido ao corte salarial de mil euros anuais, que a empresa pretende aplicar na Itália. A ruptura unilateral do acordo com os sindicatos é outro dos motivos que levam os colaboradores a utilizarem o popular mundo virtual para protestarem, já que consideram a proposta da direção da companhia uma "contradição" para a uma empresa que promete "grandes benefícios" aos seus funcionários.

Para o sindicato, as intenções da IBM traduziram-se em cortes financeiros para os 320 mil empregados em todo o mundo. Entretanto, os melhores funcionários, os altos cargos e os acionistas não foram atingido pelas novas políticas econômicas da empresa. A manifestação virtual significa o primeiro passo na aliança sindical dos trabalhadores mundiais, através das novas tecnologias. "É uma maneira inovadora de dar resposta às necessidades dos colaboradores, pensando globalmente e atuando localmente", explica o sindicato, em comunicado oficial à imprensa.

Contudo, a organização da iniciativa virtual considera que este tipo de atuação não deve substituir os eventos sindicais tradicionais, reconhecendo que a luta deve ser levada a cabo em cenários onde se desenrolem negócios e onde as empresas invistam milhões de dólares reais.

Nenhum comentário: