Montadoras animadas com o Second Life
Os residentes do metaverso recebem os seus carros mais cedo do que as pessoas da vida real. Peugeot e Renault provam o interesse das marcas pelo mundo virtual.
A Peugeot aproveitou a última edição dosalão automóvel de Frankfurt para abrir, no Second Life, uma ilha onde permanecem alguns dos seus novos veículos em demonstração. A estrela da festa, que abriu dois dias antes do evento real, é o Peugeot 308 RC Z, um "concept car" mostrado em Frankfurt, mas que no Second Life pode ser conduzido pelo visitante do espaço da marca.
Esta proposta da Peugeot não é nova, dado que anteriormente algumas marcas já passaram pelo mundo virtual criado pela Linden Lab para mostrarem os seus veículos. Toyota, Mazda ou Pontiac são alguns dos nomes, e ainda com a Mercedes, Nissan ou BMW a abrirem mesmo espaços permanentes que sugerem o interesse das marcas por esta outra forma de contato com os potenciais clientes. No Brasil, Ford e Volkswagen já registraram ações oficiais. A Fiat possui três ilhas montadas, mas ainda fechadas ao acesso público e sem data prevista de inauguração.
No caso da Peugeot, a ilha agora aberta apresenta uma das mais bem concebidas pistas de teste, numa viagem rodoviária só possível no Second Life. Apesar da característica imaginária da experiência, ela acaba por ser interessante para muitos, até porque representa o mais próximo que alguma vez chegarão do volante deste 308 RC Z.
Como é habitual nestas coisas, o visitante pode recolher algumas ofertas da marca, se bem que o veículo chave da exposição esteja somente disponível para umas voltinhas. Mas o espaço da Peugeot tem mais coisas para oferecer, entre elas informação e uma reprodução tridimensional do "concept car" Flux (pela primeira vez apresentado no salão de Genebra) que também marcou presença, em tamanho real, em Frankfurt. Este modelo foi o vencedor do quarto concurso de design da Peugeot.
Renault
A entrada da Peugeot no Second Life não é a única de um construtor francês. A Renault distribuiu no metaverso o novo Twingo (foto), antes mesmo de o lançar no mercado europeu. No espaço da marca, que passa pela Renault Itália, é possível saber tudo sobre o pequeno utilitário gaulês que veio substituir o antigo Twingo, originado em 1993 e que desde então vendeu mais de 2.4 milhões de unidades, apenas na Europa do mundo real.
A pista rasgada no espaço da Renault Itália é um excelente lugar para testar este novo modelo. Com um traçado sinuoso que lembra a ligação da marca com a Formula 1, este outro destino possível dentro do Second Life sugere que as empresas do segmento automobilístico sabem aproveitar bem os aspectos técnicos do mundo virtual, afim de promoverem os seus produtos. Para a Renault, tal como agora para a Peugeot, a presença regular de uma comunidade de 40 mil pessoas que totalizam um patamar de sete milhões de dólares mensais em negócios dentro do universo, parece justificar que se juntem às cerca de sete mil empresas reais que já marcaram presença no Second Life.
Escrito por José Antunes, do Expresso Clix.
sábado, 22 de setembro de 2007
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